Blog Lustres Gênesis Blog Arandelas: saiba o que é e como utilizar a luminária e valorizar seus ambientes

Arandelas: saiba o que é e como utilizar a luminária e valorizar seus ambientes


Na hora de definir as luminárias ideais para o seu projeto de iluminação, saiba que as arandelas são ótimas opções para trazer funcionalidade e harmonia aos seus ambientes.

Como as arandelas fornecem luz de fundo e luz difusa, elas podem ser amplamente utilizadas dentro e fora de casa. Acompanhe o post abaixo e entenda como usar o modelo de luminária da melhor forma.

Boa leitura!

O que são arandelas?

A arandela é um tipo de luminária fixada na parede, que pode ajudar a criar diversos efeitos de iluminação. Geralmente, ela garante luz de apoio e difusa, sendo extremamente importante para proporcionar mais conforto, elegância e sofisticação aos espaços.

Como a arandela atua como luminária de apoio, o mais indicado é combiná-la com outros modelos de luminárias, como spots de embutidos no teto ou até mesmo investir em conjuntos de arandelas maiores que, juntos, garantem uma iluminação mais forte.

Quais são os principais tipos de arandelas?

Existe uma grande variedade de modelos de arandelas no mercado e, como elas são mais resistentes às chuvas e variações de temperatura, são mais utilizadas na parte externa de residências, porém também podem ser usadas como itens decorativos na parte interna da sua casa.

Arandela de luz direta

A arandela de luz direta é aquela transparente. As mais conhecidas são do tipo tartaruga, que possui uma estrutura oval e é fixada totalmente na parede. Elas são mais usadas em áreas externas, como varandas, sacadas, garagens e quintais, pois são mais compactas e fornecem uma iluminação melhor para áreas abertas.

Arandela translúcida

A arandela translúcida possui um acabamento opaco, o que faz com que a luz se espalhe pelo ambiente de forma suave e confortável. Também é de luz direta.

Arandela com cúpula

A arandela com cúpula é muito parecida com um abajur, sendo assim, dependendo do estilo da sua residência, é possível utilizá-la em espaços mais formais, como escritórios, por exemplo.

Arandela Uplight

Esse tipo de arandela joga a luz para o alto, ou seja, são perfeitas para a iluminação de fachadas e para criar uma iluminação indireta nos seus espaços internos.

Arandela Downlight

Já essa arandela joga a luz para baixo, sendo ideal para atuar como uma iluminação mais decorativa.

Onde usar as arandelas?

As arandelas podem ser utilizadas em praticamente quase todos os lugares. Recomendamos sempre que você combine com lustres e pendentes para criar um ambiente mais sofisticado e harmônico.

Por exemplo, você pode usar as arandelas nos corredores para iluminar a passagem e garantir mais segurança. Além de criar uma boa iluminação, as arandelas não causam uma poluição visual no ambiente.

Já em banheiros e lavabos, as arandelas atuam mais como elemento decorativo. Mas nos quartos, as arandelas podem e devem ser muito utilizadas nas cabeceiras das camas, por exemplo, para fornecer uma luz mais suave, assim é ideal para uma leitura antes de uma noite de sono.

Não tenha dúvidas! As arandelas são ótimas para ambientes pequenos, pois economiza espaço e faz com que o ambiente pareça mais limpo e organizado. Já em locais mais amplos, as arandelas são perfeitas para dar um destaque a mais em pontos específicos da sua casa.

Dicas extras:

  • Instale arandelas apenas em lugares onde realmente precisa e evite exageros;
  • No corredor, verifique se o modelo da arandela não irá interferir na passagem;
  • Use arandela confeccionada e fixada com materiais de qualidade para que ela não se soltem da parede;
  • Antes de fixá-la, veja onde passam canos e fios para evitar acidentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post