Blog Lustres Gênesis Blog Confira dicas de iluminação para escritórios

Confira dicas de iluminação para escritórios


Um projeto de iluminação para escritórios bem executado influencia diretamente na produtividade dos colaboradores.

Afinal, luzes fortes demais ou a falta delas podem acarretar problemas de vista e até mesmo dores de cabeça e desconforto.

Por isso, a Lustres Gênesis preparou um post com algumas dicas eficientes de como projetar a iluminação do seu escritório.

Boa leitura!

Invista em iluminação difusa

Uma iluminação difusa é bem mais confortável aos olhos.

Como o próprio nome diz, a luz difusa utiliza um difusor — geralmente de vidro ou acrílico — para suavizar a passagem do feixe, controlando a intensidade e o brilho excessivo da iluminação direta. E o melhor: sem provocar sombras fortes ou muito demarcadas.

Uma dica é evitar ao máximo projetar uma iluminação direta de lâmpadas no teto, pois a energia produzida pela luz pode ocasionar em tensão e estresse, prejudicando o funcionário a realizar suas atividades.

Procure também evitar a instalação de uma luz com a voltagem extremamente alta. Além de proporcionar um aumento na temperatura do local, o reflexo da iluminação nos papéis e objetos cria um brilho que atrapalha e incomoda a visão.

Por isso, invista em lâmpadas de LEDs, que garantem uma iluminação ao local mais homogênea e aberta.

Aposte nos focos de luz

Os focos de luz ajudam a dar mais amplitude às tarefas que você está realizando e ajudam a melhorar a concentração.

Por isso, para atividades que exigem uma atenção maior é fundamental que você tenha um foco de luz muito bem projetado e definido e que seja direcionado exatamente para o que está realizando.

O ideal é identificar quais são os pontos focais que podem utilizar uma iluminação direta e usar luminárias spot LED no teto. E se for o caso, fique atento na hora de escolher o branco frio, que são muito funcionais e econômicas.

Outra solução são as luminárias de mesa, que têm como vantagem o fato de serem articuladas e direcionáveis conforme a necessidade.

Aproveite a iluminação natural

Na maioria dos casos, a luz natural não é suficiente e é preciso recorrer à luz artificial. Contudo, é interessante unir as duas para que a iluminação fique mais equilibrada.

Sendo assim, fique atento para que móveis ou outros objetos não fiquem tão próximos de janelas ou portas e atrapalhem a entrada tanto da luz como também da circulação do ar em todo o espaço de trabalho.

Essa é uma opção bastante econômica e sustentável. Em casos assim, o perfeito seria planejar a instalação de um sistema de iluminação que promovesse o equilíbrio entre a luz artificial e a luz natural dentro do ambiente corporativo.

Assim, mantenha as janelas abertas, mesas posicionadas de forma a receber essa luz e spots auxiliarem para direcionar o foco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post