Entenda a diferença entre luz quente e luz fria e crie a iluminação perfeita!

É normal ter dificuldade na hora de escolher um tipo de iluminação adequada para um ambiente, ainda mais quando falamos de luz quente e luz fria.

Quando abordamos de luz quente ou luz fria, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, e sim à tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente. Isso é fundamental para garantir o aconchego e qualidade do local.

Uma boa iluminação propicia conforto e eficiência. Mas quem nunca errou na escolha da lâmpada?

Para evitar esse problema vamos mostrar a diferença entre luz quente e luz fria, e abordaremos alguns tópicos que ajudarão na melhor escolha. Acompanhe!

Temperatura da cor

Em 1931, foi desenvolvido um sistema para classificar a tonalidade da luz emitida pelas lâmpadas. Esse sistema tem como intuito classificar a cor de acordo com a sua temperatura.

Desta forma, quanto mais quente é a luz, menor a temperatura da cor e, quanto mais fria, maior a temperatura da cor.

Em vista disso, podemos fazer um intervalo que agrupe as temperaturas de cor da seguinte forma:

Luz quente

Correspondem a uma luz branca quente, de coloração amarelada. Muito famosa e associada às lâmpadas incandescentes, é utilizada em ambientes aconchegantes e provocam a sensação de relaxamento e bem-estar.

Luz fria

A luz branca fria tem uma aparência mais azulada. Essa é uma tonalidade que possui um maior dinamismo, e exatamente por isso, é recomenda para locais que necessitam de maior poder de iluminação, como áreas de trabalho, cozinhas e escritórios.

Luz neutra

A luz branca neutra é o tipo que mais se aproxima da luz do dia. Ela ilumina naturalmente os ambientes internos e externos sem distorcer as cores reais dos objetos. Geralmente é mais usada em recepção de imóveis comerciais.

Vale destacar que a temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada.

O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade, mas sim de acordo com a potência do produto. Quanto maior sua potência mais será o seu consumo de energia.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais branca a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina mais o ambiente que a cor amarela. Porém, é utilizada a mesma intensidade luminosa no ambiente.

O que difere é que a luz branca proporciona mais contraste e da percepção de mais claro. Já a luz quente traz mais aconchego e oferece maior conforto visual.

Dicas de iluminação por ambiente

Para escolher o tipo de temperatura de cor mais adequada para cada ambiente, a Lustres Gênesis sugere:

Sala de estar

A sala de estar é um espaço que pode ser utilizada para diversas atividades, como assistir TV, ler, estudar, receber visitas, entre outros.

O ideal é dividir a sala em setores, tendo um tipo de iluminação para cada um deles. A luz quente para o cantinho da leitura, a luz neutra para a área da TV ou jantar e luz fria, direcionada ao home office.

Cozinha

A cozinha é uma área de trabalho que demanda mais atenção, assim como banheiros e escritórios. Para isso, é recomendada a instalação de uma iluminação com luz fria.

Banheiro

Preferencialmente, a iluminação do banheiro deve ser feita com luz fria, com alguns spots direcionados na região do espelho e espalhadas na área do chuveiro ou vaso sanitário.

Escritório

O escritório é uma área de trabalho, portanto, deve predominar a luz fria, mas sem ofuscar as telas de aparelhos eletrônicos, como seu notebook, por exemplo, naquela área que mais utilizada no escritório.

Quartos

O quarto é um local de descanso e relaxamento, por isso o mais indicado é usar iluminação indireta nos espaços da cama, como pontos específicos com abajures e luminárias.

Como vimos acima, a escolha do tipo de luz vai depender de inúmeros fatores.

Porém, não existe uma regra para a utilização das cores das lâmpadas. Prefira aquela que melhor se adapte ao seu projeto, função do ambiente e gosto pessoal.

Não se esqueça também de optar pelas lâmpadas de LED pela economia e durabilidade.

Agora você pode ir comprar uma lâmpada e saber a sua funcionalidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *