Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação de escritório: transforme o ambiente de trabalho!

Iluminação de escritório: transforme o ambiente de trabalho!


Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, o que faz com que os empresários invistam em uma luminosidade adequada para os colaboradores, que precisam ter conforto para desempenhar suas atividades com qualidade e produtividade.

Afinal, saiba que luzes fortes demais podem acarretar problemas de vista e até mesmo dores de cabeça e cansaço. Daí a importância de elaborar um projeto luminotécnico eficiente. Acompanhe nosso post e saiba como fazer isso!

Como iluminar os ambientes de trabalho?

Também conhecidos como o segundo lar, os escritórios fazem parte da rotina dos funcionários e precisam ser estrategicamente pensados para proporcionar mais conforto e qualidade de vida para as atividades diárias.

Portanto, a iluminação é um fator chave para a criação de locais mais funcionais e também bonitos visualmente.  Sendo assim, o primeiro passo é entender o que fica melhor: as luzes difusas ou dirigidas. Já adiantamos que se o seu objetivo principal é aumentar a luminosidade de espaços amplos, para uma iluminação mais uniforme, sem criar sombras ou brilhos exagerados, as opções difusas são as mais recomendadas.

Você pode investir em lâmpadas LED frias, com temperatura baixa, boa intensidade e extremamente econômicas. Sendo assim, evite trabalhar com iluminação direta, pois a iluminação forte pode gerar estresse, tensão, calor e atrapalhar o funcionário, bem como criar reflexo em objetos e incomodar a visão.

Tenha uma iluminação para escritório funcional

A iluminação funcional tem como objetivo garantir uma iluminação eficiente para atender às necessidades do espaço. Para isso, você precisa avaliar se as luzes escolhidas serão mesmo suficientes para auxiliar nas atividades desenvolvidas no ambiente.

No geral, luzes difusas são as melhores escolhas e podem ser usadas em conjunto com luzes diretas, para que seja possível ter uma iluminação uniforme, porém sem sombras ou excessos em alguns locais específicos.

Aposte nos focos de luz

Sabemos que existem vários cômodos do escritório que precisam de uma iluminação mais focada. Portanto, é importante contar com pontos estratégicos de iluminação e utilizar luminárias diretas com lâmpadas e spots de LED.

Por exemplo, a luz pode ser direcionada para um quadro, um objeto decorativo ou até mesmo para a própria mesa de trabalho.

Aproveite ao máxima a iluminação natural

Por mais que apenas a luz solar não seja suficiente para a iluminação total do escritório, você deve aproveitar ao máximo. Daí a importância de usar a posição das janelas para criar um ambiente mais equilibrado, com o apoio da iluminação artificial, é claro.

Sendo assim, evite instalar móveis ou outros objetos tão próximos de janelas ou portas, para evitar que os mesmos impeçam a passagem da luz. Além de não custar nada e gerar uma maior economia, a incidência de claridade solar deixa um aspecto mais natural, garantindo um melhor conforto.

Use as luzes decorativas

Além da iluminação funcional, você também precisa apostar em uma iluminação mais decorativa para tornar o ambiente mais atrativo e agradável visualmente, o que estimula mais os funcionários. Sendo assim, não deixe de valorizar a estética do ambiente de trabalho para uma melhor produtividade!

Por exemplo, você pode investir em pendentes, lustres e fitas de LED, que são luminárias que dão aquele toque de cor e deixa o ambiente mais descontraído, principalmente quando combinada com o estilo de decoração do escritório.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de iluminação! Lembrando que a Lustres Gênesis possui uma loja online com lustres e outros tipos de luminárias da mais alta qualidade, em diversos modelos para transformar o seu ambiente de trabalho, bem como casas, apartamentos e estabelecimentos. Confira agora mesmo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post