Blog Lustres Gênesis Blog Lustre retangular: como escolher o seu lustre

Lustre retangular: como escolher o seu lustre


Uma das dúvidas mais frequentes com relação aos lustres é quanto ao tamanho e ao formato.

Para garantir que o ambiente fique harmônico, funcional, bonito e, ao mesmo tempo, convidativo, é preciso atentar para aspectos como o tamanho da mesa de jantar, a distância entre o teto e a mesa, o aspecto que se deseja conferir ao ambiente e muito mais!

Mas entre todos os tipos de lustre retangular, qual o modelo ideal para cada situação?

Confira algumas dicas neste post para ajudar na hora de escolher!

Escolhendo pela metragem quadrada

Segundo a opinião de vários profissionais e de revistas especializadas foi criada uma tabela de referência simples que associa a metragem quadrada com o diâmetro ou largura ideal.

O tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa, para não deixar a mesa parecendo grande ou pequena demais. Em uma mesa retangular com um lustre linear ou retangular, o comprimento do lustre fica proporcional se tiver metade do comprimento da mesa, aproximadamente.

O mesmo vale para a largura de um lustre redondo ou quadrado sobre uma mesa também redonda ou quadrada. Mas essa medida pode ser menor se o pendente for de um modelo mais alto, pois nesse caso ele fica mais imponente pela altura e não pela largura.

Em resumo, para mesas retangulares, lustres retangulares devem medir no máximo metade do comprimento da mesa.

Se o lustre for redondo, seu diâmetro deve ser 1/3 do comprimento.

Se sua mesa for muito comprida, com seis cadeiras ou mais, a dica é usar de dois a três pendentes. Dessa forma fica mais fácil não pesar a mão no tamanho do lustre, e deixar o ambiente mais leve e proporcional.

Outro detalhe importante a observar é a altura que o lustre ou pendentes devem ficar, que é entre 70 cm a 90 cm.

Exemplos de lustres retangulares

Como o nome diz, lustres retangulares têm forma retangular. Ou então são os que são mais compridos do que largos, mesmo se tiverem as pontas arredondadas.

O lustre retangular se destaca pela eficiência na hora de iluminar os espaços. Por ser grande, ele pode abranger áreas amplas do cômodo. Eles funcionam como peças essenciais para a iluminação.

O lustre ideal para as mesas de jantar regulares é aquele que tenha formato retilíneo ou curvo. Caso a mesa seja muito grande, você ainda pode apostar em dois pendentes redondos, que garantem a distribuição de luminosidade por toda a parte, pois os cantos também devem receber luz.

É preciso lembrar que o estilo do lustre ou pendente precisa estar de acordo com o restante da decoração, o que não te impede de misturar alguns estilos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post