Lustre rústico: como escolher o que mais combina com o seu ambiente

Os lustres rústicos possuem um aspecto artesanal e são parecidos com aqueles que eram usados antigamente.

São peças que estão em alta, mas precisam ser usados com certo cuidado, pois o restante da decoração precisa seguir uma linha próxima e semelhante.

O ideal é observar os demais itens que irão acompanhá-lo e claro, se ele irá proporcionar uma boa iluminação para o ambiente.

Você sabe como acertar na decoração com lustre rústico? Aprenda a seguir como utilizá-los em diferentes situações!

O que são lustres rústicos?

 

Os lustres rústicos são um tipo de candelabro que fica suspenso e pendurado ao teto, que oferecem iluminação a um ambiente através de velas ou de lâmpadas.

Eles foram desenvolvidos no período medieval e remetem status de nobreza, pois eram peças majestosas com detalhes bastante complexos.

Ao passar do tempo, os lustres se popularizaram e passaram a serem usados primariamente como itens decorativos.

O destaque dos lustres rústicos fica por conta dos materiais utilizados na confecção e no seu estilo.

Eles são excelentes opções para conseguir uma iluminação mais suave, criando um ambiente muito mais acolhedor e intimista.

Lustres rústicos em ambientes internos

No passado, os lustres rústicos normalmente eram utilizados em casas de campos, mas hoje é aplicado em ambientes urbanizados e mesclados com outros estilos.

Nesse sentido, o que você precisa observar são os demais elementos do ambiente para combinar com os lustres rústicos.

Em ambientes internos, é possível combinar os lustres rústicos com plantas, madeiras in natura, texturas de pedra, cordas, poltronas com mantas de pele e objetos envelhecidos.

Lustres rústicos em ambientes externos

Para utilizar os lustres rústicos em ambientes externos você pode seguir as mesmas regras. Porém, quanto à combinação de estilos, é necessário pensar também na estrutura da peça.

Como o ambiente é externo está exposto a mais intervenções climáticas e temporais, é necessário que se procure uma peça mais resistente, com estruturas mais reforçadas e com instalação mais firme.

Modelos de lustres rústicos

Trouxemos aqui os principais exemplos de lustres rústicos para você se inspirar e fazer a melhor escolha. Confira a seguir!

Madeira

Os lustres rústicos de madeira possuem características bastante diferenciadas.

Geralmente eles são moldados em madeiras in natura, e alguns deles assumem uma forma muito natural. Além disso, eles também remetem a elementos provenientes da decoração rústica, como peças de carroça, madeiras utilizadas para lavrar, e assim por diante.

Essas peças são perfeitas para dar um toque final ao ambiente!

Se elas forem maiores, procure usá-las em ambientes mais amplos, já se for uma peça menor, indicamos que encontre um ambiente mais reservado para a instalação.

Ferro

Os lustres rústicos de ferro trazem cores que remetem a madeira e a lataria velha, como o marrom escuro e metalizado envelhecido.

São peças resistentes, atemporais e que se destacam em qualquer ambiente. Por isso, uma sugestão muito válida é utilizá-los na sala de jantar ou de estar, dando um destaque muito especial na decoração.

Palha

Os lustres rústicos normalmente são trabalhados de maneira trançada, de forma bem natural, garantindo muita personalidade e exclusividade.

Eles são indicados para ambientes que já possuem certa riqueza de elementos decorativos, isso porque costumam ser mais simples.

Além disso, eles são mais indicados para ambientes internos, tendo em vista sua estrutura mais delicada.

E aí, conseguiu descobrir se o lustre rústico é uma boa opção para o seu projeto? Inspire-se com nossos modelos e coloque a criatividade para fluir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *