A iluminação de igrejas e templos religiosos é um elemento essencial tanto para as atividades realizadas no ambiente quanto para a caracterização do espaço. Afinal, cada igreja possui suas particularidades e aspectos arquitetônicos.
Acompanhe nosso post e confira nossas dicas de uma iluminação de qualidade para igrejas e templos, de acordo com a liturgia das tarefas, como celebrações, orações individuais e comunitárias.
Boa leitura!
Como realizar a iluminação de igrejas e templos?
Do lado de fora das igrejas, o mais recomendado é investir em refletores, que tornam o ambiente bem iluminado e seguro. Assim é possível realizar a instalação em pátios e também em estacionamentos.
Já para ambientes internos, temos inúmeros tipos de luminárias, como os plafons com LED de embutir ou sobrepor, que proporcionam muito mais economia, possuem mais durabilidade e são de fácil instalação.
Como sempre falamos aqui, a iluminação dos ambientes precisa ser funcional para que o público sempre se sinta confortável e não perca a atenção e nem o foco. Na iluminação de igrejas e templos não é diferente, mas além de uma iluminação funcional, também queremos ter uma iluminação decorativa, que possa criar uma sensação de espiritualidade e harmonizar com os elementos artísticos, ornamentos e objetos litúrgicos.
Por exemplo, na hora da ministração, a iluminação precisa estar voltada para o pastor, para que os fiéis possam se concentrar na Palavra. Já na hora dos louvores, a atenção precisa estar voltada aos músicos, certo? Com um projeto de iluminação eficiente é possível direcionar a luz de modo que as pessoas se concentrem nas áreas corretas durante o culto.
Sendo assim, na nave da igreja, onde ficam todos os fiéis, recomendamos investir em uma iluminação geral e uniforme. Para isso, os lustres são os tipos de luminárias ideais, ainda mais porque deixam o ambiente muito acolhedor e podem ser encontrados de diversos modelos no mercado, valorizando os templos, que exigem uma decoração mais clássica e impecável.
Dependendo dos espaços, ainda é possível usar spots de luz fitas LED para acompanhar a área do púlpito, que podem ser acendidas nos momentos em que é necessário mais atenção, escuta e reflexão.
Também recomendamos aproveitar ao máximo a luz natural, mas sabemos que alguns ambientes podem necessitar de mais luz durante o dia enquanto outros precisam de iluminação somente à noite ou na hora da celebração. Afinal, a iluminação de uma igreja envolve iluminação diurna e noturna.
Fique agora com uma seleção de inspirações e modelos de lustres maravilhosos que podem ser incluídos no projeto de iluminação de igrejas e templos religiosos. Lembrando que a Lustres Gênesis possui um amplo portfólio de modelos para todos os tipos de lugares. Temos uma equipe de especialistas preparados para oferecer um suporte completo na escolha das suas luminárias!