Atualmente, a procura por pendentes retrô é cada vez maior, pois o estilo da peça está mais forte do que nunca em vários outros segmentos, como a moda.
O retrô é versátil e pode inovar qualquer decoração, independentemente de seu estilo.
Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas sobre como usar pendentes retrô para criar uma iluminação intimista e aconchegante, a fim de valorizar cada espaço da sua casa.
Acompanhe!
Qual é a diferença entre “retrô” e “vintage”?
As luminárias retrô são peças inspiradas nas décadas de 1970 e 1980, e que são produzidas pela indústria atual com uma nova proposta ou releitura, ou seja, são mais autênticas e sofisticadas.
Já ‘vintage’ são as peças antigas, encontradas em antiquários e geralmente mais ‘sérias’, das décadas de 1920 e 1960.
Variedade dos pendentes retrô
Uma das características mais marcantes dos pendentes retrô é a variedade de estampas.
São diversas cores, figuras geométricas e designs exclusivos que remetem às décadas citadas acima, dando vida e agregando personalidade aos cômodos.
Essas luminárias aparecem nas cores: amarelo, azul, vermelho e preto e são peças com um design e materiais mais simples.
Como escolher pendentes retrô?
Para escolher o pendente retrô ideal é preciso ter em mente a combinação entre decorar e iluminar. Cada tipo de pendente retrô irá oferecer um tipo de iluminação: luz difusa, radiante ou focada para cima ou para baixo.
Um pendente retrô na sala de estar, por exemplo, pode ter a função específica de iluminar um móvel ou uma área determinada.
Esses pendentes são ideais para iluminar os balcões das cozinhas de estilo americano e a área onde é feita a preparação dos alimentos.
Já em relação à decoração, para que haja harmonia nos ambientes, o ideal é investir em pendentes retrôs com estampas e padronagens para espaços mais neutros.
Ou você também pode usar os pendentes retrôs da mesma cor da decoração geral do ambiente para trazer mais aconchego e conforto.
Vale ressaltar que o pendente retrô tem o objetivo principal de conferir beleza a um ambiente, por isso, se o seu objetivo é ter um ambiente com bastante iluminação, é provável que você precise de outras fontes de iluminação.
IMPORTANTE
Como os pendentes são suspensos por fios, é necessário respeitar uma distância certa para que a iluminação seja efetiva e não atrapalhe nas tarefas.
No caso de pendentes com a finalidade de iluminar um ambiente por completo, o fio deve ser curto – com no máximo 20 centímetros de distância do teto e com, aproximadamente, 2 metros do piso.
Já se a iluminação é focal, uma distância de cerca de 70 centímetros entre a lâmpada e o móvel já é o suficiente.