Existem várias diferenças entre a iluminação funcional e decorativa, porém saiba que as duas são extremamente importantes para criar um ambiente bem iluminado, aconchegante e elegante.
A iluminação funcional visa proporcionar uma iluminação eficiente para a execução das tarefas no espaço, enquanto a iluminação decorativa tem como objetivo principal decorar o ambiente com as luminárias.
No post de hoje, vamos falar mais sobre essas diferenças para que você possa trabalhar melhor com cada uma delas da melhor forma possível no seu projeto de iluminação.
Acompanhe a leitura!
O que é iluminação funcional?
Na iluminação funcional, a luz é o que mais importa. Sendo assim, ela tem como objetivo assegurar uma iluminação eficiente para que as pessoas possam executar suas tarefas no espaço da melhor forma possível.
Geralmente, esse tipo de iluminação costuma ser usada em banheiros, cozinhas, salas de jantar, escritórios residenciais e em empresas. Além disso, são utilizadas lâmpadas LED de luz branca neutra, que proporcionam uma melhor visibilidade, luminosidade e economia.
Para uma iluminação funcional no quarto, por exemplo, você precisa dividir os cômodos de acordo com as áreas, como cama e cabeceira, closet, mesa para estudo, penteadeira para maquiagem, entre outros. Depois, pense nas luminárias ideais para cada espaço, como em uma arandela, pendente ou abajur para a cabeceira de cama.
Mas não se esqueça de ter uma iluminação geral, que pode ser feita com um lustre. Só preste atenção para que ele seja proporcional ao tamanho do quarto e siga o mesmo estilo que sua decoração.
O que é iluminação decorativa?
Como o próprio nome já diz, a iluminação decorativa tem como intuito decorar o ambiente. Portanto, os lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias de chão são alguns dos exemplos de luminárias decorativas mais conhecidas. Claro que elas podem ajudar na funcionalidade dos espaços, mas têm como objetivo principal embelezar os ambientes.
Lembrando que a iluminação decorativa pode ser utilizada em qualquer lugar da sua casa, inclusive nas áreas exteriores. As luminárias vão depender do estilo de decoração de cada ambiente.
Quais são as principais diferenças?
Como vimos acima, a principal diferença entre a iluminação funcional e decorativa é que a primeira garante uma iluminação eficiente e funcional, enquanto a segunda tem como objetivo principal usar a iluminação para decorar o ambiente.
Por exemplo, o lustre em cima da mesa de jantar tem como papel principal decorar, mas isso não quer dizer que ele não possa iluminar. Para não restar dúvidas, outro exemplo de iluminação decorativa são os spots, que fornecem uma iluminação funcional, mas que também garantem um destaque a mais para a decoração do ambiente.
Independente do seu objetivo, saiba que a Lustres Gênesis possui as luminárias adequadas para iluminar os seus ambientes e deixá-los mais decorados e aconchegantes. Confira nossa ampla linha de pendentes e lustres e surpreenda-se!
Possuímos peças para todos os gostos, estilos e ambientes, tudo a um excelente custo-benefício. Confira nossas promoções imperdíveis!