Conheça tudo sobre a energia fotovoltaica

Quando buscamos fazer um grande sistema de iluminação na nossa residência é natural nos preocuparmos com o consumo excessivo de energia. Nesse momento, entre alguns fatores que podem contribuir com a economia, além da utilização de lâmpadas sustentáveis você ainda pode dispor de uma energia limpa.

Esse é o caso da fotovoltaica, ou como é popularmente conhecida como energia solar.

Entenda melhor sobre isso ao longo do post de hoje para não perder nada do assunto, leia até o final.

Vamos lá!

O que é energia fotovoltaica?

Como já dito anteriormente, essa é a energia que é coletada através de placas solares posicionada nos telhados ou em campos abertos, dependendo do local. A nomenclatura fotovoltaica veio diretamente da palavra grega Phos, que significa luz e Volt que por sua vez veio de Alessandro Volta, o inventor da pilha.

Sua finalidade é simples, transformar energia solar em energia elétrica! Essa que pode ser utilizada em aparelhos eletrônicos, como celulares e luminárias.  É hoje uma das energias renováveis que mais cresce no Brasil.

Por incrível que pareça essa energia também pode ser coletada em dias chuvosos e nublados. Em geral, é produzida durante todo o dia e como só precisa da luz e não do calor, não importa como esteja o tempo. No entanto, é importante destacar que se estiver em uma temporada grande de chuvas, isso pode afetar significativamente a produção da eletricidade.

E como funciona essa energia?

Usando termos mais técnicos, basicamente as placas solares captam fótons presentes na radiação solar e transformam em elétrons, que no caso usamos como nossa eletricidade.

É importante lembrar que na parte da noite a captação de radiação não há como ser feita. Sendo assim, após a coleta durante o dia toda essa energia deve ser armazenada em um gerador para que durante a noite possa ser usada.

Como funciona na parte de iluminação

Além de contribuir com muitos ganhos na parte econômica, ainda existem luminárias completamente voltadas para esse tipo de energia. Essas geralmente estão localizadas na parte externa da casa, fazendo a iluminação do jardim ou garagem sem cobertura.

Muitas dessas luminárias podem ser arandelas e balizadores que possuem uma pequena placa solar acoplada na estrutura. Essa iluminação, por muitas vezes é destinada a destacar alguns pontos. No caso dos balizadores que são localizados no chão, tem como principal função iluminar plantas ou até mesmo criar um caminho luminoso pelo jardim.

Eles possuem um sistema automatizado que quando escurecer ela acende de forma imediata. Existem diversos modelos e tamanhos para agradar a todos os públicos.

Com uma iluminação vasta pela casa o melhor seria se utilizar dessa energia mais limpa que tem capacidade de acomodar todo sistema de iluminação não importando o seu tamanho.

O efeito fotovoltaico é um dos mais utilizados quando o quesito é energia limpa, e nesses últimos anos a procura por energias mais sustentáveis e econômicas aumentou exponencialmente. Agora que já compreende sua importância fique ligado em mais novidades luminosas aqui do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima