Já imaginou controlar a intensidade da iluminação de um cômodo com apenas um dispositivo e ainda garantir uma diminuição na conta de energia? Umas das praticidades inventadas para contribuir com a sustentabilidade e com o conforto dos moradores seria o dimmer ou dimerizador.
Conheça mais sobre esse equipamento inovador que vem ganhando espaço em muitos projetos luminotécnico. Se busca repaginar a parte de iluminação da sua residência procure investir no que proporciona algo melhor para você. Acompanhe até o fim para conhecer todas as vantagens de se ter um dimmer.
Boa leitura!
O que é um Dimmer?
Para aqueles que desconhecem um dimerizador é um aparelho que é colocado no lugar do interruptor para que a iluminação possa ser controlada e condicionada a diferentes níveis. Assim, a iluminação não precisa nem ser total ou nem nula, mas amena para que traga um conforto ao ambiente.
Esse dispositivo é muito utilizado em áreas de lazer como a sala de estar e nos quartos, afinal, o tipo de iluminação desses locais, em geral, são de 3000 a 4000 kelvin. A temperatura da lâmpada é mais amarelada para trazer um aconchego e um relaxamento visual.
O funcionamento do dimmer é simples: resistores ajustáveis são colocados no interruptor e isso proporciona uma resistência na carga elétrica fazendo com que a variação de luz seja possível.
Quais os benefícios de usar um dimmer?
Além de ser algo vantajoso para a economia mensal como já citado, ainda proporciona que você escolha a variação de luz para cada ambiente específico, mudando de acordo com o horário do dia.
A diminuição da conta de energia acontece graças à redução da intensidade da luz, desse modo, você não gasta o mesmo de quando ela está no máximo. Além disso, você pode condicionar a iluminação para uma hora de leitura ou mesmo de descanso, sendo extremamente reconfortante para a sua visão.
Inclusive, o dimmer ainda pode contar com um controle remoto para que a mudança seja feita com um simples apertar do botão já presente próximo a você. No caso esse investimento seria em um aparelho mais atual, então, o valor pode ser mais caro, mas ainda sim vale muito a pena.
É importante ressaltar que existem lâmpadas próprias para esse tipo de aparelho, essas que trabalham em conjunto para que a iluminação funcione da forma correta. Desse modo, quando for modificar os interruptores do projeto procure incluir esse pormenor. Busque sempre por sinônimos que possam remeter a dimmer como dimerizável.
Todas as lâmpadas possuem uma inscrição que indica a sua funcionalidade e cuidados que devem ser tomados. Então, a parte sobre dimerização está sempre a disposição de forma fácil para o consumidor.
Não espere mais para mudar a qualidade de vida da sua família, procure por produtos de qualidade para que a sua casa tenha uma melhor distribuição de luz. Mesmo sendo muito utilizado em salas de estar e quartos, este equipamento pode ser usado em todo o cômodo proporcionando uma melhor adequação à luz, principalmente em escritórios.
Para mais novidades incríveis sobre iluminação continue acompanhando o nosso blog!