Os lustres para sala deixaram de ser apenas um item de iluminação e, agora, são considerados um objetivo importante para a decoração do ambiente. Isso porque é um artefato que nunca perde o charme.
Com tantos modelos e tipos de lustres em diversas cores, materiais e tamanhos, a tarefa de escolher o melhor para o seu espaço pode se tornar difícil.
Além disso, a decoração com lustres para sala de estar envolve diversos fatores, que acabam criando dúvidas sobre qual luminária escolher.
Pensando nisso, neste post separamos algumas dicas para fazer a escolha do lustre ideal para sua sala.
Boa leitura!
Lustres clássicos
O estilo clássico foi criado especialmente para expor beleza, elegância e sofisticação.
Esse estilo pode ser aplicado em amplos espaços com móveis robustos, tecidos de alta qualidade, objetos que remetem primor e requinte.
Levar o estilo clássico para a iluminação decorativa da sala é uma boa alternativa para deixar os ambientes mais charmosos. Com referências e design do período da antiguidade, os lustres de cristal são os mais indicados para aplicar o estilo clássico à decoração.
As cores que melhor representam o estilo são ouro, bronze e prata. Elas intensificam sua decoração clássica passam a ideia de classe, luxo e nobreza ao ambiente.
Por ter uma estrutura maior e mais larga, a iluminação desse estilo de lustre é mais abrangente, se espalhando melhor pelo ambiente. Uma boa dica é posicionar seu lustre de maneira que a luz fique espalhada por todo o espaço.
Lustres modernos
Já o estilo moderno se desenvolveu na primeira metade do século XX.
Uma de suas principais características e a simplicidade aliada à praticidade. Objetos decorativos em excesso não combinam com o estilo, o que conta é o design do produto em si.
O ideal ao escolher um ou outro estilo é pensar na decoração atual de nossa sala de estar, para que a luminária se enquadre ao estilo e combine ainda mais.
Porém, você também pode fazer o caminho inverso, basta escolher entre os modelos de lustres para sala e projetar o restante da decoração em torno do lustre para sala ou pendente.
As luminárias de metal com ramificações e lâmpadas aparentes se destacam nesse estilo. Geralmente os lustres e pendentes modernos possuem características mais informais e ousadas e podem ser criados nos mais diversos tipos de materiais.
Para uma sala de jantar o mais indicado é um pendente com design diferenciado que chame atenção na composição do ambiente, criando assim uma harmonização agradável e despojada.
Lustres rústicos
Ao contrário do que muita gente pensa, o estilo rústico pode estar em casas e apartamentos nos centros urbanos e não somente em casa do interior e fazendas.
Vale ressaltar que este tipo de lustre para sala de jantar e outras salas costuma ser visualmente mais pesado por ser composto majoritariamente por ferro e ser bastante detalhado.
Geralmente, o lustre rústico possui um acabamento em metal, palha ou madeira. São inúmeros os modelos e tamanhos dos lustres rústicos que você pode escolher para sua sala, e na hora da escolha é importante saber o tamanho certo do seu cômodo, qual será a dimensão do seu lustre e a quantidade de iluminação que o espaço precisa.
Onde colocar o lustre na sala?
O lustre para sala é responsável pela principal iluminação do ambiente, portanto, sempre o coloque em destaque.
Na sala de jantar, posicione o lustre para sala acima da mesa de jantar. Já na sala de estar, você pode colocar o lustre para sala em cima do sofá.
Se você tiver um ambiente muito amplo, use mais de um lustre para sala do mesmo modelo para deixar o ambiente bem iluminado.
Tamanho e quantidade de braços
Outro fator importante atentar-se ao tamanho de sua sala de estar. Se a intenção é dar destaque com lustres grandes você precisa de um espaço amplo, para que não dificuldade na circulação no ambiente.
Para salas de estar com espaço limitado, sugerimos plafons e lustres menores, criando um ambiente diferenciado, porém sem prejudicar a acessibilidade do local.