Se você possui um salão de beleza ou uma barbearia, com certeza entende que a iluminação é um dos pontos que faz toda a diferença no funcionamento do estabelecimento, não é mesmo?
Portanto, para criar um ambiente mais funcional e agradável ao seu público, no post de hoje você vai aprender dicas importantes para elaborar um sistema de iluminação adequado para o seu salão de beleza.
Boa leitura!
Por que a iluminação para salão de beleza deve ser feita corretamente?
Primeiro de tudo, um salão de beleza possui muitos itens que devem ser manuseados com o máximo cuidado para evitar acidentes, como lâminas e tesouras afiadas, daí a importância de contar com uma boa iluminação para a segurança de todos.
Além disso, um sistema de iluminação eficiente é essencial para a aplicação dos produtos nos cabelos, como colorações, que exigem uma boa visibilidade para um resultado impecável. Afinal, se a luz estiver com o tom, intensidade ou posicionada de forma incorreta, poderá interferir na visibilidade da cor, fazendo com que o profissional erre e enxergue uma cor diferente do que o cliente pediu.
Por último, elaborar um plano de iluminação confortável é fundamental para que a luz não seja nem insuficiente nem ofuscante para o atendimento e satisfação dos clientes.
Escolha a luminária certa
Existem vários modelos de luminárias que são ideais para a iluminação do seu estabelecimento. A primeira coisa a se fazer é investir em uma luminária de luz geral para clarear o ambiente como um todo, e depois distribuir luminárias de trabalho em áreas estratégicas, como spots e arandelas, que podem ter uma tonalidade branca ou amarela.
Área de manicure e pedicure
É muito importante contar com uma luminária de mesa que emita uma luz bastante clara para facilitar o trabalho de cortar, lixar, tirar as cutículas e esmaltar as unhas. Afinal, é um serviço que exige bastante foco e atenção para não cortar os clientes. A temperatura fria e a luz de cor branca são as mais indicadas.
Lavagem de cabelo
A lavagem de cabelo é uma tarefa simples e rápida, que não exige tanta claridade, pelo contrário, você deve investir em uma iluminação mais agradável aos clientes, como spots que emitem luz num tom mais amarelado para proporcionar uma experiência mais confortável ao cliente, que não vá irritar a visão.
Tinturas e maquiagens
Esse local exige um estudo mais aprofundado na hora da elaboração de um sistema de iluminação, isso porque o efeito das cores de algumas lâmpadas podem interferir na visualização dos resultados dos cortes, tinturas, mechas e a maquiagens. Portanto, o mais recomendado é investir em uma luz neutra a partir da combinação de diferentes luminárias.
Sala de espera e recepção
Para um lugar em que os clientes precisam esperar um pouco, o ideal é uma luz suave e amarelada, para que elas possam relaxar e descansar. Sendo assim, para deixar a recepção mais tranquila e confortável, uma boa dica são os pendentes decorativos.
Área central do salão de beleza
É a área maior do salão, que precisa ter uma iluminação geral eficiente. Para isso, o melhor é adquirir um lustre exuberante com um tamanho e modelo adequados ao seu estabelecimento.
Além de os lustres clássicos de cristal proporcionarem uma iluminação forte, eles também valorizam o seu espaço, trazendo um toque de mais requinte ao seu ambiente. Com certeza os seus clientes não esquecerão! Mas não se esqueça de contar com luminárias auxiliares, como spots de embutir, colunas, trilhos com vários spots, arandelas nos espelhos etc.
E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser ler mais conteúdos sobre dicas de iluminação, não deixe de acompanhar o nosso blog!