Blog Lustres Gênesis Blog 5 dicas de como economizar energia através da iluminação

5 dicas de como economizar energia através da iluminação

5 dicas de como economizar energia através da iluminação

Com o passar dos anos se tornou uma prioridade ainda maior tentar economizar nas despesas mensais de uma casa. E com a energia não seria diferente, para os amantes de um ambiente bem decorado com luminárias diversas é necessário se atentar aos gastos que podem ter.

Sendo assim, priorizar lâmpadas mais sustentáveis pode contribuir e muito para uma diminuição considerável na sua conta de luz. Conheça agora algumas dicas que podem mudar a sua vida para melhor com relação ao valor da energia.

Boa leitura!

Use bastante luz natural

Além de reduzir a sua conta de energia, ainda ajuda o seu organismo, afinal, a entrada de luz natural contribui com a vitamina D do seu corpo. Mesmo sendo algo claro, o ideal para a redução de energia é manter o máximo de luzes desligadas.

E durante o dia isso é possível, se você souber trazer boa parte da luz que o sol proporciona para sua residência.  Sendo assim, é necessário que tenha diversas aberturas, como janelas, claraboias e domos. Ou até mesmo com a utilização de portas de vidro para contribuir ainda mais.

Essas aberturas ainda ajudam com a ventilação da casa tornando mais saudável o ambiente. Além disso, para colaborar invista em cores claras nas paredes para que a luz reflita melhor.

Faça a mudanças das lâmpadas

Uma das dicas mais simples e por muitas vezes recorrentes quando o assunto é economia de energia seria a mudança das lâmpadas da casa. Buscar por opções mais sustentáveis é sempre uma prioridade, com isso, invista em lâmpadas de LED para que o consumo seja menor.

Ou seja, troque todas as suas halógenas, incandescentes e fluorescentes por substitutos sustentáveis.

Circuitos diferentes de iluminação

Essa é uma dica para contribuir com a criação de diferentes cenários. Por exemplo, se você quiser que só parte da sua casa esteja iluminada, com os circuitos separados isso é possível.

Assim como, quando usamos um trilho de spots, e você quer que apenas dois estejam acesos e os outros não, isso é possível com esse circuito independente. Pode ser uma alternativa viável parta reduzir o consumo de energia.

Invista em Dimerização

Para aqueles que desconhecem, um Dimmer seria um aparelho especial colocado no lugar de um interruptor para que você possa ajustar o nível de luz que prefere. Tornando o ambiente mais aconchegante e ainda contribui para aumentar a vida útil das lâmpadas.

Já que quando a dimerização está acionada o brilho da lâmpada não está no máximo o tempo todo, sendo assim, ela demora muito mais tempo para ser trocada.

Adicione Sensores de Presença na sua casa

Nesse caso seria algo um pouco incomum de se encontrar em casa, geralmente, é possível ver sensores de presença em estabelecimentos e prédios. Mas ainda sim, pode ser uma boa pedida para que não tenha aquele probleminha de esquecer as luzes acesas.

Afinal, os sensores de presença servem justamente para auxiliar em um menor consumo de energia, já que se acendem e apagam de forma automática sendo ótimo para áreas externas.

Se você seguir todas as nossas dicas na parte de iluminação da sua residência terá mudanças significativas em sua conta. Continue acompanhando o blog da Lustres Gênesis para ficar ligado nas informações mais relevantes sobre iluminação!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post