Blog Lustres Gênesis Blog Claraboia: como funciona e suas vantagens

Claraboia: como funciona e suas vantagens

Claraboia - como funciona e suas vantagens

Para os amantes de iluminação natural a claraboia é uma excelente escolha! Muito conhecida por estar presente na iluminação zenital, as claraboias podem contribuir de diversas formas com o seu ambiente. Além de trazer uma iluminação óbvia, também podem proporcionar uma ventilação maior para a casa.

Sendo uma abertura no teto, você consegue fazer o controle de ar que entra juntamente com uma “janela” para contribuir com a entrada do vento. Agora que já compreendeu o nosso foco de hoje, conheça mais sobre as vantagens de se investir em uma claraboia para sua casa.

Acompanhe até o final para conhecer tudo sobre esse estilo de iluminação.

Boa leitura!

O que é Claraboia?

Para aqueles que desconhecem, as claraboias nada mais são do que grandes aberturas feitas no teto, na própria estrutura mesmo. Existem aquelas que permitem um vão para ventilação como dito anteriormente e também aquelas que são lacradas para que só se tenha iluminação.

As claraboias são excelentes para cômodos que não possuem janelas contribuindo de todas as formas para trazer mais vida ao lugar. O mecanismo de abertura pode ser feito tanto manual como automático, para ter um controle a distância.

O seu tamanho pode variar de acordo com o local, mas é importante ressaltar que para a construção de uma claraboia é necessário um planejamento bem detalhado para que não tenha problemas futuros e se possível fazer a contratação de um profissional capacitado.

Conheça os tipos de claraboia

No mercado de arquitetura você pode encontrar inúmeros estilos de claraboia para se adequar a sua casa. De modo claro que proporciona toda a iluminação que precisa e ainda contribui com a economia de energia.

Já imaginou durante o dia só utilizar iluminação natural, sem ter muitos gastos com energia principalmente para iluminar ambientes? Um sonho que pode ser possível com a utilização das claraboias!

Confira abaixo os tipos de claraboia que você pode escolher para colocar em sua residência:

  • Claraboia comum: é a aquela simples que conta com uma instalação de um material transparente no teto;
  • Cúpula: em formato de domo que se enquadra em decorações mais clássicas.
  • Tubular: também conhecido como túnel de iluminação, possui uma parte reflexiva dentro que proporciona uma expansão maior da luz.
  • Átrio: a sua instalação é feita em locais altos que precisam de muita iluminação.
  • Shed: esse estilo á escolhido quando temos um espaço com uma inclinação vertical.
  • Lanternin: proporciona tanta entrada de luz quanto de ventilação.

Agora que já compreendeu quais são os tipos de claraboia que você pode escolher, saiba como usá-la!

Onde utilizar?

Em geral, as claraboias são muito utilizadas em locais que tradicionalmente não possuem janelas como halls de entrada, escadas e corredores. No entanto, se assim preferir existem diversos modelos que apresentam uma iluminação zenital perfeita em outros cômodos como cozinhas, banheiros e até quartos.

O importante é se atentar a como a luz do sol passa por sua casa, ou seja, se os locais de escolha para as claraboias não possuem muitos períodos de sombra. Afinal, desse modo todo o projeto não fará sentido.

Para aqueles que buscam inovar e trazer mais qualidade de vida com uma iluminação natural, essa pode ser uma excelente ideia para se investir. Se programe para que tudo saia como planejado e procure não fazer sozinho. Afinal, é importante destacar que esse tipo de iluminação quando não é bem-feita pode causar prejuízos como vazamentos e infiltrações.

Todo ou qualquer tipo de instalação priorize sempre buscar um profissional que entenda e que possa explicar todos os cuidados necessários para aquele estilo de iluminação.

Para conhecer mais sobre o luminárias e decorações que podem contribuir com o seu ambiente fique ligado no blog da Lustres Gênesis. E se procura por sofisticação em sua decoração dê uma olhada nos nossos produtos para deixar o local mais charmoso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post