Blog Lustres Gênesis Blog Como escolher luminária pendente: guia completo

Como escolher luminária pendente: guia completo


As luminárias pendentes se tornaram uma forte tendência hoje em dia, pois com a variedade de modelos e cores disponíveis no mercado, com certeza você vai achar um pendente ideal para sua casa, de acordo com sua decoração e estilo pessoal.

A maioria das pessoas escolhe os pendentes por serem luminárias mais versáteis, estilosas e modernas, além de proporcionarem uma iluminação mais difusa e acolhedora, perfeita para você relaxar.

No post de hoje, você vai aprender tudo o que precisa para fazer uma escolha assertiva de pendente. Acompanhe e confira nossas dicas!

O que são luminárias pendentes?

Os pendentes são luminárias que descem do teto por fios elétricos e, em alguns casos, através de cabos. Eles são ideais para a iluminação de bancadas, mesas, mesas de refeições, mezaninos e laterais de cama, isso porque criam um clima confortável e aconchegante para as refeições e para momentos de descanso.

Como escolher luminárias pendentes?

Tamanho e altura

Aqui a dica sempre é optar por um modelo que tenha cerca de 1/3 do tamanho do móvel ou espaço em que a luminária ficará exposta.

Por exemplo, se o balcão da sua cozinha tem 1 metro de comprimento, você deve escolher uma luminária de aproximadamente 30 a 35 cm de diâmetro ou três luminárias dispostas lado a lado, onde cada uma deve ter no máximo 15 cm.

Com relação à altura, o indicado é que o pendente fique cerca de 70 cm acima do tampo da mesa, se ela for opaca, e 90 cm se for transparente ou espelhada.

Cor

Atualmente, encontramos no mercado uma grande diversidade de pendentes coloridos, das cores mais neutras às mais vibrantes. Portanto, na hora de escolher, o recomendado é que você leve em consideração o estilo de decoração e a paleta de cores que já predomina no seu ambiente.

Por exemplo, se quiser que o pendente seja o ponto de destaque, escolha uma cor contrastante em relação aos demais elementos do espaço. Mas se a intenção é manter uma decoração mais neutra e suave, o melhor é adquirir uma luminária de tons semelhantes aos já utilizados.

Material

O material em que a luminária pendente é produzida também faz a diferença na qualidade e intensidade da iluminação, bem como na estética do ambiente.

Por exemplo, os pendentes de vidro, acrílico e cristal são perfeitos para quem precisa de uma iluminação mais ampla, já que a luz consegue atravessar completamente o vidro. Já os modelos de metal são mais indicados para criar uma iluminação mais aconchegante e intimista, pois a luz se difunde apenas pela abertura da luminária.

Para quem prefere uma luz mais difusa e amena, as luminárias com cúpula de tecido são as mais recomendadas.

Modelos de luminárias pendentes

Moderna

Os pendentes modernos são os mais escolhidos devido ao design diferenciado, que faz com que ele se destaque em todos os estilos de decoração e ambientes, como no estilo neutro, industrial e até mesmo minimalista.

Rústica

Os pendentes rústicos são aqueles feitos em materiais como madeira, fibras naturais e metais em sua estrutura. Ele é muito comum na decoração de espaços que já possuem esse estilo, mas também é um modelo de luminária muito escolhido para ambientes minimalistas, sofisticados e com decoração neutra.

Aramado

Muito comum em ambientes contemporâneos, os pendentes aramados podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores e formatos, visando trazer mais personalidade ao espaço. Muitas pessoas gostam de investir em lâmpadas de filamento para esse tipo de pendente, garantindo um toque retrô ao espaço e uma iluminação mais intimista.

Redonda 

O pendente redondo é provavelmente um dos mais usados, principalmente para mesa de jantar igualmente redonda, pois o formato igual faz com que a decoração fique mais harmoniosa. Porém, isso não é necessariamente uma regra!

Simples

Os pendentes simples são modelos mais discretos, mas que não deixam de ser charmosos. Eles contam apenas com o fio de eletricidade e o soquete trazendo uma boa iluminação ao espaço, mas sem ser um grande destaque.

 Grande

Os pendentes grandes são aqueles considerados os protagonistas do espaço, sendo impossível passar despercebidos. Mas, para usar a luminária pendente grande é importante ter atenção ao tamanho do ambiente, pois para espaços pequenos ele pode sobrecarregar a decoração.

Quer adquirir luminárias de alta qualidade a um excelente custo-benefício? Confira as promoções da Lustres Gênesis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post