Como escolher lustre para sala pequena: confira nossas dicas

O lustre é um item muito utilizado para conferir mais charme ao ambiente, reproduzindo uma iluminação suave e destacando a decoração.

Desde o seu surgimento no século XVII, o lustre continua a serviço da sofisticação e até mesmo do luxo, embora hoje em dia se apresente também em modelos com design moderno.

Atualmente, o lustre pode decorar todo tipo de sala, inclusive as menores.

Portanto, neste post você vai aprender como escolher um lustre para uma sala pequena, os modelos existentes e aqueles mais indicados.

Acompanhe!

Como escolher um lustre para sala pequena?

Atualmente, os ambientes pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, sendo assim, adaptar-se a essa realidade é uma necessidade não só física, mas também para a decoração.

Portanto, é necessário escolher os itens que fiquem mais proporcionais ao ambiente, e entre eles os lustres para sala pequena.

A escolha da luminária ideal para uma sala pequena é de extrema importância para não sobrecarregar o espaço. Afinal, ambientes menores pedem lustres sem muita extravagância.

Se sua sala for pequena, você pode colocar o lustre acima de uma mesa lateral, por exemplo, já que ele ilumina apenas o seu foco.

Já se for acima do sofá, é recomendado que a iluminação do local, incluindo o lustre para sala de estar, tenha circuitos independentes para evitar incômodos em certos momentos.

Mas o melhor uso para o lustre é acima de uma mesa de jantar, onde fica esteticamente mais bonito.

No caso de lustre para sala de jantar, é preciso ter atenção especial à forma da mesa: mesas ovais e redondas pedem lustres que acompanhem as suas formas, enquanto que as quadradas e retangulares podem ou não seguir esta regra.

Modelos de lustres para sala pequena

Modelos simples

Os modelos de lustres mais simples garantem um melhor acabamento e não pesam no ambiente, pelo contrário, harmonizam a decoração.

Entre as opções de lustres simples para uma sala pequena estão os plafons. Eles podem ser de embutir (instalado rente ao teto) ou de embutir.

Outra ideia são os pendentes, que podem se reduzir a um único fio em ambientes pequenos com mesas menores.

Modelos de luxo

Os modelos de lustres mais sofisticados também podem ser usados em salas pequenas, desde que o estilo da sala seja mais limpo e discreto.

Nesse caso, valem os lustres de cristal que, embora caros, são lindos. Se quiser uma opção mais barata, também pode recorrer aos lustres de acrílico.

O importante aqui é respeitar as suas dimensões e escolher um modelo de lustre menor, que esteja condizente com as dimensões da sala para equilibrar a decoração.

Modelos modernos

Se você não abre mão de uma decoração moderna, pode fazer o uso de lustres aramados, metálicos e direcionáveis, que ficam ótimos em salas pequenas e simples.

Outra opção moderna são os lustres ao estilo geométrico. Esse tipo de pendente funciona muito bem em projetos mais contemporâneos, e por ser um modelo vazado fica mais leve na decoração.

Modelos provençais

Os lustres de modelo provençal costumam ser de ferro branco e ter pequenas cúpulas e elementos que simulam velas, além de detalhes minuciosos e delicados.

Este modelo também é um lustre ideal para sala pequena, já que totalmente proporcional às dimensões do ambiente.

Modelos rústicos

Entre as ideias de lustres rústicos para salas pequenas, vale usar modelos com fios aparentes, de metal e ao estilo vintage e até mesmo versões com detalhes em madeira e palha.

Eles com certeza trazem um ar rústico e descolado para uma decoração moderna.

E aí? Gostou das nossas dicas e modelos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *