Blog Lustres Gênesis Blog Como escolher sua luminária, confira nossas dicas

Como escolher sua luminária, confira nossas dicas


A iluminação faz total diferença nos cômodos da casa, sendo considerado até mesmo um trunfo na decoração dos ambientes. Pensando nisso, hoje selecionamos dicas de como escolher a luminária ideal.

Afinal de contas, luminária pode tornar o clima mais aconchegante ou ideal para espaços de trabalho ou home Office. Além disso, elas são a cereja do bolo na decoração, coroando todo o ambiente.

Vamos descobrir como escolher a melhor luminária!

Tipos de luminária

Para começar, é importante lembrar que há diversos tipos de luminárias diferentes disponíveis no mercado, cada qual para atender a um estilo diferente de decoração e gostos.

  • Pendente

Uma luminária pendente é composta por um fio preso ao teto, com a lâmpada ao final, literalmente pendente. As luminárias pendentes podem ter diversos estilos e são uma ótima ideia para espaços com iluminação focada e intimista.

  • Lustres

O lustre é o mais clássico de todos, formado por diversos braços e ramificações com a lâmpada na ponta. Esse tipo de luminária é conhecido por modelos de cristal ou vidro, mas podem ter diversos modelos com estilos diferentes. Essa peça cumpre muito bem o trabalho de iluminação e decoração.

  • Plafon

O Plafon é instalado bem próximo ao teto, no centro do ambiente. São ideais para os espaços que precisam de mais iluminação, pois a luz reflete o ambiente total.

  • Spot

A iluminação em Spot não é indicada para espaços gerais, mas sim para pontos específicos do ambiente. Como por exemplo, quadros, esculturas etc. O Spot é ótimo para iluminação quente, voltada para pontos na parede, refletindo a cor no ambiente, ou em móveis.

Cor da iluminação

Conhecendo os tipos de luminárias disponíveis, é hora então de escolher as cores de iluminação, afinal de contas, dependendo do tom, a iluminação pode mudar o ambiente inteiro.

A tonalidade da iluminação é dividia em dois grupos:

  • Iluminação fria

A iluminação fria é ideal para espaços de trabalho ou ambientes que precisam de mais atenção. A luz branca é semelhante ao nascer do sol, e remete ao nosso relógio biológico o horário de trabalho, trazendo mais atenção e precisão para o trabalho exercido. Essa iluminação é ideal para escritório, cozinha, luz focada em escrivaninha ou penteadeira.

  • Iluminação quente

A iluminação quente remete ao por do sol, indicando para o nosso corpo que é hora de relaxar e descansar. Espaços de convivência precisam de iluminação quente em pontos específicos, combinando com o astral do espaço. É indicada para quartos, salas e salas de jantar.

Como escolher sua luminária

Tendo em vista todos esses pontos, não temos dúvidas que a escolha da sua luminária vai ser muito mais simples. De qualquer forma, seguem dicas:

Para começar, pense no estilo de decoração do seu ambiente, e busque por uma luminária que combine, afinal de contas, a decoração é um projeto completo, que leva em consideração todos os detalhes.

Após isso, leve em consideração o tamanho do seu espaço disponível, buscando criar um equilíbrio no cômodo. Por fim, escolha a cor de luz ideal.

Tendo em mente todos esses pontos, a escolha da sua luminária fica muito mais simples! E se precisar de ajuda, conte com a gente. Conheça nossos produtos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post