Como limpar lustre de cristal: guia prático

Delicados, refinados e lindos, os lustres são itens que além de iluminar também são objetos de decoração que trazem ao ambiente uma elegância e uma autenticidade maior que as simples lâmpadas comuns.

Mas você sabe como limpá-los?

Para limpar um lustre de cristal é necessário cuidado e atenção, por serem peças frágeis. Além disso, sua limpeza deve ser feita regularmente e não apenas uma vez por ano, como se costuma fazer, apenas no final de ano.

Confira agora nosso guia prático de como limpar lustre de cristal. Acompanhe!

1° Dica de limpeza

O lustre de cristal requer muito cuidado na hora da limpeza devido suas peças delicadas. Você pode só remover o excesso de sujeira, sem retirá-lo do teto. Para isso, use uma flanela e passe pelas peças com cuidado.

Mas se a intenção é desmontar o lustre para limpar cada detalhe, forre a pia ou uma bacia bem grande com um pano grosso ou uma toalha. Encha o recipiente de água e coloque um pouco de detergente neutro. Coloque as peças nessa mistura, dispondo eles lado a lado, mantendo um espaço para um cristal não “bater” no outro.

Com um pano bem macio, esfregue com cuidados. Enxague e seque cada peça imediatamente com um pano limpo, para evitar manchas.

2° Dica de limpeza

O método mais fácil e prático de limpar lustre de cristal é com spray (limpa-vidros).

Para isso, desligue a luz no interruptor e do disjuntor e espere até que as lâmpadas estejam frias e retire-as.

Prepare o local na área de trabalho colocando um pano ou uma lona no chão para evitar que alguma peça caia e se quebre.

Coloque o produto em um borrifador e passe o produto em cada cristal do lustre com cautela. Caso o lustre esteja em área úmida e apresente sinais de bolor, o indicado é aplicar água morna com vinagre em cada cristal e na estrutura, para desinfetar.

Você também pode utilizar um papel absorvente para a remoção de gotinhas do produto.

IMPORTANTE: Não acenda as luzes antes e durante a aplicação do líquido em lustres e aguarde aproximadamente duas horas para acendê-las novamente.

Lembrando que antes de começar a higienização de qualquer lustre, o primeiro passo é garantir sua segurança: desligue a energia elétrica da residência e aguarde o resfriamento das lâmpadas por completo.

Assim, você evita riscos de choques elétricos e queimaduras.

Além disso, é sempre importante conferir se a escada utilizada para alcançar o lustre está em boas condições, evitando risco de queda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *