Blog Lustres Gênesis Blog Como montar um cantinho de leitura ideal? Aprenda de uma vez por todas

Como montar um cantinho de leitura ideal? Aprenda de uma vez por todas


Ter um cantinho da leitura para fugir da loucura e o estresse do dia a dia e ler os seus livros favoritos é essencial para desfrutar de bons momentos e renovar suas forças.

Mas muitas pessoas imaginam que é necessário ter um escritório separado ou gastar demais, o que não é verdade! É possível sim construir um canto da leitura bem agradável e com uma decoração que é a sua cara, tudo gastando bem pouco, quase nada.

Acompanhe nosso post e inspire-se com nossas dicas para criar esse espaço especial!

Defina o cômodo

O primeiro passo é escolher o lugar onde você vai montar o seu cantinho da leitura. Não precisa ser um cômodo todo para isso, pode ser um canto da sala, na varanda ou no quarto, por exemplo. Porém, escolha um local que seja mais silencioso e tranquilo da casa, para que não tire sua concentração, não é mesmo?

Além disso, recomendamos que o cantinho fique perto de uma janela ou porta, para que você possa aproveitar a luz natural. Mas se não for possível, não se preocupe, mais adiante vamos falar dos tipos de luminárias ideais para clarear o seu espaço.

Escolha móveis confortáveis

Agora você precisa escolher um estofado bem confortável para se sentar e realizar suas leituras bem relaxado. Para isso, você pode investir ou reaproveitar uma poltrona, mini sofá ou um Puff. Adquira também almofadas, apoio para os pés e rolos para apoiar as costas e a cabeça.

Outra forma eficiente de delimitar a área da leitura é usar um tapete, assim você também deixa o seu espaço mais moderno. Se quiser, também pode apostar em móveis multifuncionais ou sob medida, como baús e gaveteiros para guardar os livros e deixar um cantinho com um ar de biblioteca.

Para deixar o seu canto com mais paz e tranquilidade, invista em plantas decorativas em vasos, nichos ou simplesmente apoiadas sobre mesas laterais e/ou de centro.

Tenha uma boa iluminação

Por mais que no seu cantinho você tenha uma boa iluminação natural, como na varanda, por exemplo, para as leituras noturnas é preciso investir em uma boa luminária!

Primeiramente, indicamos lâmpadas que emitem luz com tom branco-azulado, que são mais estimulantes, em comparação àquelas de cor quente ou branca amarelada, que são mais sono rapidamente.

Se você tiver uma mesa em seu cantinho da leitura, adquira luminárias de mesa, que além de serem práticas e funcionais, são modernas e valorizam qualquer ambiente. Além disso, é possível encontrar luminárias de mesa de diversos modelos e preços para todos os bolsos no mercado.

As luminárias de mesa são essenciais para focalizar o objeto de leitura, seja um livro ou uma revista. Mas, para isso, é preciso saber posicionar a luminária e adequar a intensidade da luz ao objeto para não cansar as vistas.

Mas não foque apenas nas luminárias de mesa, também temos abajures, pendentes, luminárias de teto, lustres etc. Todos são eficientes na hora de iluminar! Vale ressaltar que hoje em dia é cada vez mais comum que a leitura seja feita por meio de aparelhos digitais (smartphones, tablets, notebook e leitores digitais), a dica aqui é ajustar o brilho e a iluminação da tela para evitar ofuscamentos.

Acompanhe nosso blog e confira mais dicas sobre luminárias para quaisquer espaços da sua casa. A Lustres Gênesis possui inúmeros lustres e luminárias para todos os estilos e bolsos. Confira já!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post