Blog Lustres Gênesis Blog Conheça a iluminação ideal para cada ambiente

Conheça a iluminação ideal para cada ambiente

Conheça a iluminação ideal para cada ambiente

Um bom projeto de iluminação é fundamental para trazer vida ao seu lar!

Afinal, é a sua personalidade estampada em cada canto da casa que mostra quem mora ali. Sendo assim, um planejamento luminotécnico deve ser feito para agradar aos olhos de forma agradável e uniforme.

Antes de conhecer que tipo de iluminação é a melhor para os cômodos da sua casa é necessário que entenda as diferenciações entre as cores das lâmpadas. Afinal, existem distinções entre a luz branca e amarela.

Temperatura das lâmpadas

As luzes possuem diversas tonalidades tanto na cor amarelada (Quente), que busca trazer a sensação de aconchego, quanto na luz branca (fria), que condiciona a pessoa ao foco. Como exemplo quando vamos em um restaurante a meia luz tudo foi pensado para que o visitante se sinta confortável para comparecer por mais tempo no ambiente.

No entanto, se entrarmos na cozinha desse mesmo restaurante as luzes serão completamente brancas, afinal, é necessária atenção na preparação dos pratos.

Agora, que compreende o assunto que será abordado, acompanhe o restante do post de hoje para saber exatamente o tipo de iluminação ideal para sua casa! A divisão será feita pelos cômodos que precisam de luzes brancas e para aqueles que são melhores com luzes amareladas.

Aproveite a leitura!

Luz Branca

Com tonalidades que vão do neutro ao azulado, a luz branca oferece ao ambiente um destaque dos tons verdadeiros das peças. Em busca de desenvolver melhor o foco nas tarefas diárias.

Iluminação da cozinha

Nas cozinhas, é necessária a utilização de luzes brancas, já que sua função exige muita atenção. No preparo das comidas, com o corte de alimentos, frituras entre outros pormenores é fundamental que se tenha uma luz forte que destaque bem. O ideal é uma iluminação uniforme por todo o ambiente. Mas se houver um balcão para fazer as refeições a utilização de pendentes pode contribuir ainda mais.

Iluminação do banheiro e lavanderia

Ambos são ambientes que precisam de muita iluminação e cuidados com a limpeza, principalmente o banheiro, sendo assim, uma iluminação branca é o ideal.

No banheiro o melhor seria utilização de uma luz central para iluminação de todo o ambiente e acrescentar luzes difusas em pontos estratégicos como acima do espelho. Já no caso da lavanderia o correto é colocar uma iluminação no teto que transmita a limpeza que esse espaço pede.

Luz Amarelada

As luzes quentes em geral são utilizadas de modo a levar sensação de conforto e aconchego sendo frequentemente usadas em locais que priorizem o bem-estar.

Iluminação de sala de estar

A luz indicada nesse local é a amarela, afinal, é o ambiente para recebe amigos e familiares, assim como para relaxar. Com isso, a luz difusa e suave ajuda o local assim como o uso de dimerizador para variar a luminosidade do ambiente. Na sala também podem ser usados os pontos de iluminação com o auxílio de spots para dar destaque a objetos ou estantes.

Iluminação da sala de jantar

Na sala de jantar é recomendado que se use uma iluminação clara, mas ainda quente, para ter mais atenção. O auxílio de lustres e pendentes é bem-aceito já que podem deixar o ambiente mais sofisticado. Além disso, se preferir pode ser feito um acompanhamento com luzes laterais.

Iluminação de quartos

Os dormitórios já exigem que se tenha uma iluminação amarela, são locais de descanso, sendo assim, para que o seu corpo entenda e consiga sossegar é necessário esse tipo de luz. Com o uso de abajures do lado da cama e uma luz central que ajude com as tarefas do dia-a-dia.

Portanto, você pode compreender acima que a predominância para o seu lar deve ser de uma variação entre a neutra, quente e fria. Em sua maioria os cômodos exigem atenção de seus indivíduos, mas nada impede um relaxamento com luzes quentes. Com isso, procure o melhor para seu ambiente, visando sempre o conforto dos seus ocupantes.

Gostou das dicas? Para mais informações como essa fique de olho no nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post