Dicas de iluminação para leitura

Ter uma boa iluminação e um local adequado é essencial para fazer suas leituras sem nenhum problema de visão ou de sombra.

No entanto, algumas pessoas não possuem um ambiente específico para isso, mas podem melhorá-lo com algumas dicas poderosas de iluminação.

Não adianta iluminar o ambiente com qualquer lâmpada ou luminária. Na verdade, é preciso encontrar um equilíbrio, visto que tanto a luz muito forte quanto a muito fraca prejudicam nossos olhos.

Então, qual deve ser a iluminação adequada para leitura? Neste artigo você vai ver dicas práticas e bem simples que irão tornar a iluminação do seu espaço adequada, e que provavelmente aumentarão o seu tempo de leitura e a sua motivação na hora de estudar.

Acompanhe!

Luz natural ou artificial?

Sabemos que a iluminação natural é benéfica, porém com a rotina é impossível depender apenas dela. Daí a importância de conhecer as melhores opções de lâmpadas para beneficiar seus estudos.

Luz natural

A luz do dia é confortável, isso porque a sua composição é ampla. Ela favorece a visualização dos objetos em terceira dimensão, unifica as cores e melhora a percepção do contraste entre as diferentes formas.

Luz artificial

Dependendo da lâmpada, a luz pode chegar bem perto em qualidade da luz natural. A lâmpada LED é um exemplo disso. Ela é sustentável, econômica e pode ser controlada de acordo a necessidade de cada situação específica.

As lâmpadas LED possuem modelos cada vez mais dinâmicos, assim é possível definir intensidade, quantidade, cor e escolher o formato mais adequado para atender um ambiente.

Vantagens das lâmpadas LED para qualquer ambiente:

  •         São duráveis e econômicas;
  •         Não esquenta o bulbo quando está em funcionamento;
  •         Não emite poluentes prejudiciais à saúde;
  •         Possuem variedade de modelos e tons;
  •         São acessíveis e populares no mercado.

Iluminação para leitura na cama

Se você gosta de ler antes de dormir, uma das opções é o pendente. Os pendentes oferecem uma luz forte e são ótimos para iluminar o criado mudo.

As luminárias articuladas também são boas para quem deseja ler ou usar o notebook. Além disso, também servem para quem deseja apenas ter uma luz confortável para dormir.

Elas possuem um facho de luz que pode ser direcionado para qualquer direção e você ainda pode jogar a luz para cima, proporcionando uma luz indireta para o seu quarto.

Mas antes é preciso analisar todo o entorno, pois se existem espelhos, a iluminação pode causar reflexo e atrapalhar.

Iluminação para leitura no escritório

Existem várias opções de iluminação para escritório e uma delas é a luminária de mesa articulável.

Com ela você pode posicionar a luz sobre o seu livro ou clarear melhor o ambiente para a sua leitura.

Iluminação para leitura na sala de estar

Para ler na sala de estar você pode utilizar uma luminária de mesa, que é muito versátil pela possibilidade de mover o ponto de luz para outro local.

Procure uma luminária que seja pequena, mas que consiga atender a sua necessidade neste momento.

Iluminação ideal

Observe abaixo algumas dicas de como você deve criar uma iluminação ideal para leitura:

Intensidade

Para um conforto visual é preciso um equilíbrio na luminosidade. A luz artificial deve trazer o efeito da luz natural para não forçar a visão e causar dor de cabeça e cansaço.

Por isso, é importante saber a intensidade da iluminação para que ela não prejudique a saúde.

Lâmpadas

Atualmente, existe uma grande variedade de lâmpadas no mercado e você deve escolher aquela que lhe ofereça uma iluminação adequada para a sua leitura.

As mais indicadas são as lâmpadas brancas e frias, que estimulam a sua concentração. As lâmpadas de cor amarela não são indicadas, pois proporcionam o relaxamento e podem deixar o leitor com sono.

As melhores são as lâmpadas fluorescentes ou LED. A segunda opção é a mais indicada pela economia, durabilidade e até pela estética ao ambiente.

Sem sombras

Você deve instalar pontos de luz para evitar sombras que possam atrapalhar a sua leitura. O importante é fazer um projeto de iluminação de acordo com o tamanho do ambiente.

Agora que você aprendeu dicas valiosas de iluminação para leitura, faça a escolha das melhores lâmpadas para você estudar, trabalhar e dormir com mais conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *