A simplicidade é o que há! O estilo escandinavo prioriza a máxima funcionalidade em sua decoração, assim como, possui traços minimalistas. Mantas e tapetes são muito bem-vindos para compor todo o estilo que possui tanto uma naturalidade nas peças quanto sofisticação.
Nesse sentido, acompanhe o artigo de hoje para conhecer tudo sobre a decoração e iluminação desse estilo cheio de muita identidade.
Boa leitura!
O que é o estilo escandinavo?
Antes de entender melhor sobre esse estilo, você precisa conhecer a sua origem. Sendo assim, o estilo escandinavo surgiu em meados de 1950, na Europa, mais especificamente nos países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega.
Possui uma ligação grande com materiais que remetem a natureza, assim como, tons neutros puxados para o branco e predominância de linhas retas. Esse estilo tem muita identidade mesmo tendo traços do minimalismo.
Para não ficar um excesso de branco no ambiente, pode-se utilizar elementos na decoração para dar uma quebra. Mas sempre mantendo as cores neutras como areia, marrons em tons claros entre outros.
Como fazer a iluminação nesse estilo?
Como dito acima, a coloração do estilo escandinavo tende a ser mais voltada para o branco e o off-white, sendo assim, cores que são altamente refletidas pela luz tanto natural quanto artificial.
Outro fator é relacionado a simplicidade, puxando um pouco do movimento minimalista há uma tendência de se usar linhas retas nos móveis e objetos de decoração. Com isso, priorize a utilização de pendentes simples e retos, logo também abajures de chão e mesa.
Essas luminárias podem conter detalhes que remetam ainda mais ao estilo, como fibra natural. A utilização de janelas amplas com cortinas em tons pastéis que não atrapalhem a entrada de luz solar também está presente.
Isto é, no estilo escandinavo é fundamental que se tenha muita iluminação, seja de formas mais naturais ou dentro da própria residência, o importante é manter tudo nos padrões. Invista sempre no que pode contribuir de forma clean ao seu espaço.
A decoração no estilo escandinavo
Tons de areia são muito característicos deste estilo, assim como, a utilização de móveis em madeira clara ou até mesmo pintadas de branco. O escandinavo possui diversos traços dos estilos minimalista e rústico, trazendo o melhor dos dois em um único.
Elementos naturalistas como tapetes de sisal e cestos de palha, podem compor pontos chaves dessa decoração. Bem como, mantas trançadas em tons de bege ou tons neutros para compor a decoração do sofá e dos dormitórios. Os tapetes também são bem-recebidos no estilo escandinavo para contribuir com todo o visual dos ambientes.
Com modificações simples o seu espaço pode ganhar um ar completamente novo com esse tipo de decoração. Se quiser migrar para esse estilo busque ser mais minimalista e procure deixar só o essencial no seu espaço. A funcionalidade das peças do ambiente é necessária para que tudo fique harmonioso.
Gostou do estilo escandinavo? Continue acompanhando para se manter informado de tudo do mundo das iluminações inovadores que você pode aplicar na sua casa.