Blog Lustres Gênesis Blog Estilo minimalista dicas de iluminação e decoração

Estilo minimalista dicas de iluminação e decoração

Estilo minimalista dicas de iluminação e decoração

Um dos estilos mais procurados para deixar um aspecto simplório e único no ambiente é o minimalista. A busca por designs mais “cleans” sempre foi tendência, mas nesse ano de 2022 está cada vez mais em alta. Para compreender melhor esse tipo de decoração podemos começar por sua palavra de origem, mínimo.

Com isso, minimalismo se destaca sendo um movimento artístico que até mesmo se tornou um estilo de vida. A busca por viver sem excessos, o essencial é suficiente. Podendo ser aplicado em diversos aspectos como em vestimentas e alimentação.

Desse modo, esse estilo se encaixa da mesma forma na decoração, com características marcantes como a monocromia, funcionalidade do espaço, trazer suavidade e limpeza visual, assim como a necessidade de organização.

Conheça agora diversas dicas para aplicar no seu lar o estilo minimalista, de forma a agradar tanto aos ocupantes quanto ao seu bolso.

“Menos é mais!”

Decoração e iluminação caminham juntas para que o ambiente fique o mais harmônico possível. Com isso em mente, é importante saber escolher as melhores tonalidades e objetos para compor todo o ambiente.

Sendo assim, tanto na decoração quanto na iluminação esse estilo procura por algo que facilite o dia a dia e traga simplicidade. Além dos detalhes, a paleta de cores também entra como um fator determinante para esse tipo de design.

Outro fator dominante no minimalismo é que acaba por puxar detalhes de outro movimento artístico bem conhecido, o cubismo. A necessidade de se ter muitas linhas retas e a predominância de formas geométricas como retângulos.

A paleta de cores desse design é bem característica voltada principalmente para o branco e com detalhes em tons pastéis e tonalidades de preto. A neutralidade das colorações é complementar para entender esse conceito que visa a organização e limpeza.

Decoração em geral

A predominância do monocromático é quase lei no estilo minimalista. Preza pela simplicidade. Buscando um pouco do estilo industrial a utilização dos metais também é bem vinda para trazer um aspecto mais prático. Tanto que é comum encontrar misturas entre o design rústico e industrial, sendo complementares se preferir.

Na mesma linha os móveis devem buscar ser funcionais e simples, sempre com linhas retas, cores voltadas para o que já foi descrito acima em busca pela homogeneidade.

Tons mais claros nos móveis ajudam a transparecer leveza ao ambiente assim como os outros elementos vistos como pontos de foco. Sendo um estilo mais simplista, não há necessidade de muitos objetos de decoração. Ademais, buscando um espaçamento maior entre eles para se obter uma amplitude do espaço.

Seguindo nessa mesma linha, outros pontos que ajudam na captação de um local mais amplo seria a utilização de espelhos e móveis suspensos. Além disso, na parte do chão poderia usar piso de madeira ou cimento queimado que ajuda a compor a obra e tornar o cômodo mais leve.

O uso de pedras para bancadas é indicado, no entanto mantendo a linha do minimalismo, sem muitas misturas de cores. Se utilizar na decoração quadros, procure algo mais abstrato ou com silhuetas, pode contribuir para o ambiente de forma simples e direta.

Iluminação Minimalista | Como usar

A iluminação é mais detalhista no estilo minimalista, sendo assim, possui mais luminárias embutidas, cumprindo os requisitos, de ser funcional e discreto. Sobretudo, evitar veemente a utilização de muitos lustres pendentes nos ambientes que procuram transmitir essa mensagem de mínimo.

Outro fator é que na parte das luminárias é imprescindível que continue o uso dos tons propostos, sempre claros e mais monocromáticos. Agora, que já sabe um pouco sobre a parte de iluminação, temos algumas sugestões para seu ambiente minimalista.

 

  • Rebaixo de gesso (facho de luz embutida no teto);
  • Luz embutida estilo luminária spot (contribui com a parte funcional);
  • Utilização de muita luz natural (por meio de vidraças extensas);
  • Luminária aramado (podendo até utilizar no tom cobre como exceção).

A luminária vem para ser objetiva, nada de excesso, ou seja, sem muita iluminação aleatória pelo espaço. Nesse caso, menos é mais!

O essencial pode ser sofisticado!

Para os perfeccionistas e metódicos de plantão esse é o estilo perfeito, sendo que o minimalismo pede por organização e limpeza, tudo bem distribuído e calculado. Além de proporcionar um custo benefício, esse design ainda entrega sofisticação.

Com essas dicas fica fácil montar seu espaço inteiramente minimalista, não é mesmo? Para mais, continue acompanhando o Blog.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post