Blog Lustres Gênesis Blog Estilo rústico – iluminação e decoração

Estilo rústico – iluminação e decoração

Estilo rústico - iluminação e decoração

Já imaginou ter o aconchego e o acolhimento de uma casa de campo na cidade? É isso que o estilo rústico proporciona para os amantes da natureza. Sem padronização, com muitas plantas e madeira por todos os lados, a imperfeição é o que esse estilo preza.

Nesse contexto, no post de hoje vamos conhecer mais a decoração e iluminação rústica. Continue a leitura até o fim!

Como começou esse estilo

O estilo acolhedor e mais natural começou em casas de campo e fazendas que necessitavam de decorações simples. Os moradores residentes dessas regiões procuravam o que estivesse disponível vindo da terra para compor a mobília ou até mesmo para fazer parte da estrutura da casa.

Em busca de fugir um pouco da vida cinzenta das cidades, o estilo rústico foi incorporado de modo a trazer mais vida às casas e apartamentos.

Principais características do estilo rústico

Com um aspecto mais bruto, é feita utilização de madeira em boa parte dos ambientes para trazer um ar mais acolhedor. Assim como buscamos sempre algo mais voltado para casas de fazenda, entre outras referências.

Sendo assim, conheça agora as principais características do estilo rústico:

  • Usar madeira;
  • Tudo de mais artesanal;
  • Móveis que são novos, mas parecem antigos;
  • Tons mais escuros, terrosos e pastéis;
  • Concreto, cimento, pedras decorativas;
  • Objetos antigos;
  • Móveis robustos;
  • Acabamento fosco.

Temos um destaque para um material que não pode faltar nessa decoração, a madeira, que entra como personagem principal desse estilo! Sendo assim, é necessário tomar o devido cuidado no tratamento dessa madeira para não ter problemas com pragas que possam estragar o seu imóvel. Assim como outros detalhes da decoração que contêm madeira.

Se preferir ainda pode embutir cerâmica nos móveis em madeira também pode contribuir com o estilo mais antigo e belo dando cor e envelhecimento a peça.

Iluminação no Estilo Rústico

Uma característica marcante da iluminação no estilo rústico é o uso da temperatura mais quente das lâmpadas. Ou seja, usar bastante o tom amarelado nas luminárias de todos os ambientes.

Afinal, as lâmpadas têm um poder senhorial sobre nós, sendo assim o emprego de tons quentes contribuem com o conforto que os próprios móveis rústicos já trazem.

Assim como, fazer a utilização de um dimerizador, para quem desconhece é um aparelho que regula a intensidade da luz do ambiente. Sendo assim, ótimo para esse tipo de decoração, afinal, permite que você ajuste para cada atividade realizada no dia.

Agora relacionada às luminárias, o ideal para o estilo rústico seria a aplicação de peças no estilo mais robusto e simplista com pendentes em ferro. Cordas e fibras são bem-vindas na decoração do ambiente, ainda mais em luminárias dando um toque diferenciado. As arandelas devem ser utilizadas em um estilo mais antigo em ferro escuro.

Outras dicas desse estilo

A outras partes da decoração que deve se atentar também como os pisos, que pode ser feita a utilização de porcelanato que imita madeira, assim, evita ficar fazendo manutenção ou também fazer uso dos pisos vinílicos. Já nas escadas, a madeira retorna para dar vida ao estilo rústico do interior em conjunto com ferro escuro.

Assim como vimos acima a predominância de tons neutros puxando para cores da madeira são essenciais, com isso tome cuidado com o colorido já que este não tem voz aqui.

Para finalizar a sua decoração abuse do uso de plantas, afinal, estamos falando do estilo rústico, ou seja, elas são fundamentais. Mesmo que não tenha tempo para o cultivo, procure utilizar plantas faltas ou secas também podem transmitir o melhor que há nesse estilo.

Quer mais conteúdos como esse? Então, não deixe de acompanhar o blog da Lustres Genesis, aproveite para dar uma olhadinha em nossos produtos imperdíveis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post