Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação adequada para vitrines de lojas: saiba como escolher

Iluminação adequada para vitrines de lojas: saiba como escolher


Saber elaborar um projeto de iluminação adequado para sua loja é imprescindível para chamar a atenção de mais clientes e atrair o foco para os seus produtos, criando um clima agradável para todos no local e melhorando o resultado das suas vendas.

Por exemplo, a vitrine é o cartão de visitas do seu estabelecimento. Você precisa garantir a iluminação ideal para que o consumidor tome a decisão de entrar na loja e conhecer os seus produtos.

Portanto, no post de hoje, separamos algumas dicas de iluminação para o seu negócio! Acompanhe a leitura até o final e confira nossas inspirações para a decoração e iluminação com diferentes tipos de luminárias.

Como iluminar uma loja?

Para evidenciar os produtos da sua loja, os locais que merecem uma atenção especial em relação à iluminação são a vitrine, a fachada e os provadores. Acompanhe abaixo nossas dicas:

Vitrine

Como dissemos acima, a vitrine é a primeira coisa que o seu público irá prestar atenção. Portanto, é importante investir em uma iluminação que valorize os produtos expostos. Para isso, vale a pena apostar na luz direta para focar nos seus itens e destacá-los.

Recomendamos também fazer o uso de luzes de LED coloridas para criar um efeito especial. Você ainda pode mudar os tons do ambiente de acordo com o produto, estação do ano, identidade visual da sua marca ou campanhas e promoções.

Fachada

Se sua loja se encontra em centros comerciais, é importante verificar se existem normas em relação à iluminação das fachadas. Agora, se você tem um estabelecimento de rua, indicamos aproveitar a luz natural e combiná-la com a luz artificial. A ideia aqui é criar um contraste e destacar a sua loja em meio à concorrência.

Uma alternativa para isso é criar um jogo de luz no letreiro para destacar sua marca em diversos pontos da sua fachada.

Provadores

Os provadores devem ler bem iluminados para que os clientes possam observar cada detalhe dos produtos. Para isso, o ideal é que a iluminação seja instalada na parte de trás do espelho, trazendo uma melhor visibilidade ao cliente de frente.

Porém, essa luz frontal precisa ser suave e bem distribuída para não prejudicar a visão dos clientes. Uma dica é usar lâmpadas tubulares fluorescentes ou fitas de LED.

O que considerar na iluminação da sua loja?

Dentro da sua loja, você precisa ter uma iluminação geral funcional. Além disso, para criar um ambiente diferenciado, é necessário investir em algumas luminárias e pontos de luz que atraiam a atenção dos clientes.

Luz dirigida: ideal para chamar a atenção dos consumidores para determinados produtos ou detalhes.

Luz difusa: recomendada para iluminar grandes espaços, ou seja, para setores de circulação da loja.

Luz natural: aproveite a luz natural para uma maior economia. Caso a luz natural seja muito forte, invista em cores quentes no interior da loja para equilibrar a luz branca que vem da rua.

Ambientação: como o objetivo é criar um ambiente confortável e aconchegante para os clientes permaneçam por muito mais tempo na loja, invista combinação de cores quentes e frias. As cores frias (brancas) são estimulantes e podem ser usadas na iluminação geral. Já as cores quentes (amareladas) são perfeitas para criar uma sensação de conforto e segurança.

Quais tipos de lâmpadas escolher?

Existem várias opções de lâmpadas que você pode usar na sua loja. Em questão de economia, vale a pena investir nos LEDs, que também possuem uma grande versatilidade. Confira outras opções:

  • lâmpadas refletoras e dicroicas: ser utilizadas com cuidado, pois produzem muito calor e afetam as cores. Porém, são ótimas para uma iluminação de destaque, mas com suavidade. São muito usadas em lojas de artigos de luxo por darem aquele toque de sofisticação.
  • lâmpadas halógenas incandescentes: capazes de reproduzir fielmente a luz natural, respeitando as cores. São ótimas opções para locais fechados, como shoppings e galerias, isso porque facilitam a visualização dos produtos expostos.
  • lâmpadas fluorescentes: elas são ideais para a iluminação geral da loja. Além de serem econômicas e altamente duráveis, elas garantem uma boa iluminação sem dar destaque a nenhum ponto específico. Como é considerada uma lâmpada de luz fria, ela não impacta nos reflexos do vidro.

Agora que você já sabe como iluminar sua loja corretamente, é importante contar com uma loja de lustres e luminárias variadas para atender seu projeto de iluminação. Confira os produtos da Lustres Gênesis, temos opções para garantir a iluminação eficiente da sua vitrine, atrair seu público-alvo e manter a elegância do seu negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post