Iluminação de pequenos espaços: como fazer?

Hoje, os apartamentos compactos e menores são uma tendência crescente no cenário imobiliário, principalmente para consumidores com estilo de vida urbano, que adaptam seus imóveis para várias atividades em um só espaço.

Porém, poucos sabem que a iluminação adequada pode ser um grande aliado para garantir uma sensação de amplitude e deixar os locais mais aconchegantes e funcionais.

Pensando nisso, listamos algumas ideias para criar o ambiente desejado, otimizando os espaços da melhor forma possível. Confira abaixo!

Aposte nos pendentes para refeições

Os apartamentos pequenos podem não ter uma sala de jantar, mas há sempre uma mesa para refeições.

Sendo assim, invista em luminárias pendentes ou aparadores com um design diferente para que a mesa se torne também o grande destaque no ambiente.

Não se esqueça de usar as lâmpadas de Led, que são mais econômicas e não dissipam calor, ou seja, não aquecem os alimentos.

Cozinha e lavanderia com luz branca

Como a cozinha e a lavanderia são áreas de serviço, o ideal é ter mais luminosidade e a luz branca, fluorescente ou Led. É um detalhe que faz toda a diferença!

Para lugares mais aconchegantes, como quartos e salas de estar, o indicado são lâmpadas quentes, com tons amarelados. E, para locais mais práticos, como a cozinha, banheiros e escritórios, usa-se lâmpadas de tons frios, com fundo branco ou azulado.

Além disso, opte por uma luz indireta, o que é mais confortável, não ofusca e nem cansa a vista.

Banheiros mais aconchegantes

Como os banheiros precisam passar uma sensação de bem estar, o ideal é optar por uma luz com tons amarelados e quentes, que garante conforto visual e uma melhor visualização do tom de pele. É uma dica muito importante na hora de fazer uma maquiagem!

Quartos com clima intimista

Os dormitórios precisam ser locais aconchegantes e confortáveis, daí a importância de investir em uma iluminação indireta, com foco de luz direcionado para o teto ou parede, para evitar o ofuscamento. Além disso, opte por uma luz em tons quentes.

Uma dica é escolher abajures e luminárias de leitura e ficar longe de dispositivos que emitem luz azul de ondas curtas, para garantir uma boa noite de sono.

Arandelas decorativas e pendentes com plug de tomada

As arandelas, plug de tomada e trilhos de iluminação são tendências em alta devido à versatilidade e a possibilidade de criar um ambiente mais jovem e descolado.

Eles podem ser pregados na parede, teto, cabeceira de quarto, home office, cantinhos de sala, entre outros.

Não se esqueça de um detalhe fundamental, o tamanho de uma luminária deve ser proporcional ao local.

Seguindo nossas dicas, temos certeza de que seu espaço vai ficar muito mais bonito, aconchegante e parecendo maior do que ele é. Agora é com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *