Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação de sala de TV: dicas de luminárias para criar um ambiente aconchegante

Iluminação de sala de TV: dicas de luminárias para criar um ambiente aconchegante


A sala de TV é um espaço perfeito para momentos de lazer e descontração entre os amigos e a família, não é mesmo? Afinal, nos juntamos ali para ver um filme, receber visitas para um bate-papo, realizar celebrações e até mesmo apenas tirar um cochilo em fins de tarde.

Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar algumas dicas para montar uma iluminação agradável e aconchegante para sua sala de TV. Acompanhe a leitura!

Utilize spots de teto

As luminárias embutidas, como os spots de teto, são excelentes opções para clarear todo o ambiente de forma mais uniforme. Sua instalação é mais indicada em tetos de gesso, em forro modular, paredes ou lambris de madeira.

Porém, vale a pena lembrar que os spots não devem ser colocados em cima da TV para não criar possíveis pontos de reflexo na tela e atrapalhar a visão.

Invista em arandelas de parede

As arandelas de parede são elementos de iluminação complementar, ou seja, elas servem tanto para iluminar quanto para decorar o ambiente, sendo uma ótima forma de harmonizar a composição da sua sala de TV.

Recomendamos a instalação das arandelas nas laterais, principalmente do home theater, que necessita de uma iluminação geral para o dia a dia. Assim, as arandelas garantem uma iluminação indireta, o que evita ofuscamento, reflexos e desconforto visual. Daí a importância de investir em luminárias nas laterais de paredes, do teto ou do piso.

Dimmer na sua sala de TV

Para quem não conhece, o dimmer é um dispositivo usado para regular a luminosidade de um ambiente. Ele pode ser instalado para o controle de uma única lâmpada ou de várias delas, criando uma iluminação ideal para cada atividade que será realizada no local.

Ou seja, aposte no dimmer para a sua sala de TV, ele será muito útil na hora de assistir a algo. Quando a televisão estiver desligada, os moradores só precisam aumentar um pouco mais a intensidade da lâmpada.

Deixe a luz atrás das pessoas

Quando estamos assistindo televisão, qualquer outra luz pode acabar incomodando e cansando os olhos. Portanto, o ideal é instalar as luminárias em cima do sofá, por exemplo, que ficará atrás das pessoas sentadas nele. Assim, essa iluminação indireta garante mais conforto para os olhos.

Cuidado com os espelhos na sala de TV

Os espelhos na sala de TV podem refletir a luz e ofuscar, sendo assim, fique atento para que as lâmpadas não estejam direcionadas para o espelho. Porém, saiba que a instalação de espelhos na sala não é proibida, viu?

Ilumine os nichos

Uma boa maneira de criar um ambiente aconchegante para sua sala de TV é investir na iluminação dos nichos com mini dicroicas, por exemplo, para criar uma iluminação mais baixa e diferenciada no local.

Você também pode usar sancas ou aberturas de luz sobre o home theater para um controle maior na intensidade da luz. Muitas pessoas optam pelas fitas de LED, que é uma forma mais prática e barata de deixar uma iluminação mais suave. Você pode fazer a instalação das mesmas atrás da TV ou no painel da TV.

Outra dica muito importante é adquirir luminárias com lâmpadas amarelas, pois elas não cansam a visão.

Não esqueça o blackout!

Para controlar a luz da sua sala de TV é interessante instalar cortinas que bloqueiam a claridade. Assim, você pode criar um clima mais intimista e ter mais privacidade para assistir aquele cineminha a qualquer hora do dia.

Pronto! Agora que você já sabe como criar a iluminação perfeita para sua sala de TV, confira os lustres e pendentes mais procurados que separamos para você! A Lustres Gênesis conta com lustres que amplificam a luz do seu espaço, além de pendentes com design modernos para proporcionar iluminação direta para um objeto ou espaço específico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post