Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação estilo industrial dicas e inspirações de luminárias

Iluminação estilo industrial dicas e inspirações de luminárias

Iluminação estilo industrial dicas e inspirações de luminárias

Antes de mais nada o estilo industrial deve ser compreendido em um geral, possuindo um charme urbano voltado para construções, ou seja, tubulações, tijolos e muito ferro aparente. É atualmente um dos tipos de projeto favorito dos designers e arquitetos dos últimos tempos.

Contudo, esse estilo abusa de táticas inovadoras de design com a utilização de tudo que pareça juvenil com um toque das cidades. Pequenos detalhes podem fazer a diferença no estilo industrial, como por exemplo um registro de água sendo usado como detalhe decorativo.

Agora que já conhecemos um pouco do que se trata o estilo industrial, podemos entender a iluminação nesse conceito. Com a utilização de pendentes, fios a mostra e tubulações que trazem um aspecto diferenciado às instalações, pode-se criar algo.

Dicas de luminária industrial para o seu projeto

Acima de tudo, um dos diferenciais dessa iluminação é a infinidade de modelos industriais. Para que se adeque aos espaços diversos. Conheça abaixo dicas imperdíveis de luminárias no estilo industrial!

Abuse dos fios amostra

Os fios são uma tendência no estilo industrial, com isso assim como nas fábricas tudo era deixado à mostra inclusive a fiação. No entanto, na versão para casa os fios de amostra ficam de uma forma organizada e despojada. Nada de deixar cabos emaranhados aparecendo, afinal esse não é o conceito desse tipo de iluminação.

Com isso, se te agrada esse estilo, procure luminárias com pendentes em fios que trazem um ar mais rústico complementado pela lâmpada de filamentos. Dando um aspecto jovial em conjunto com o ambiente que deve seguir a mesma linha do industrial, como uma parede de tijolos aparentes ou mesas em ferro.

Água vira Luz

Trazendo inovação e versatilidade no estilo “tubulação de água”, para os amantes do retrô essa é uma ideia perfeita. Sobretudo, o conceito da antiga tubulação é levar eletricidade ao invés de água. Já imaginou algo do tipo?

Pois esse tipo de luminária está se tornando cada vez mais comum, ainda com algumas variações. Com exemplo, ao invés de uma tubulação temos uma corda que se liga até o registro, sendo assim, mais uma obra de arte para trazer vida ao seu apartamento.

Outro estilo seria um abajur de mesa todo ornamentado com tubulações, mas com o intuito de transmitir a mesma mensagem. Esse é um dos mais práticos para ajudar no dia a dia, afinal a sua limpeza é simples já que os canos trazem uma facilidade. Inclusive outro semelhante a este seria as luminárias com tubos de cobre.

Coloração das luminárias

Assim como diversos tipos de designs tem suas particularidades com as cores, o estilo industrial também possui algumas. Dessa forma, é importante se atentar às colorações vistas em fábricas, já que é o ponto forte nesse estilo. Com isso, a tendência principal são as cores preto, cinza e metálicos em geral.

Mesmo se ainda queira abusar da paleta de cores seria para pequenos detalhes que fazem sentido com a peça, como no caso do exemplo acima.

Cuidados importantes!

Uma das preocupações mais recorrentes nesse tipo de decoração é como será feita a sua instalação. Afinal, sendo algo diferente e por muitas vezes grande é necessário que se chame um profissional, eletricista de preferência, para fazer toda instalação de forma adequada.

Além desse fator, um que muitos se preocupam apenas na hora da compra é o orçamento. Procure ver com antecedência o quanto está disposto a gastar na parte elétrica do seu projeto. Assim, poderá buscar aqueles mais compatíveis com o valor que pretende investir.

Outra atenção é para a área da limpeza, como dito anteriormente o melhor estilo seria com canos, tanto de ferro, quanto PVC, são os mais indicados. No entanto, se tem uma preocupação a mais com isso deve evitar as luminárias com fios expostos, já que o acúmulo de sujeira é maior.

Mesmo que sejam estilos diferentes, é sempre importante compreender que uma boa iluminação é necessária. Ou seja, não adianta ser bonito, mas não funcional, então procure unir ambos para que o seu ambiente tenha o que é preciso de luz.

Quer mais dicas como essas? Então fique de olho no nosso blog e confira já todos os modelos que temos de luminárias no estilo industrial. Invista naquilo que mais combina com o seu estilo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post