Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação para escadas: dicas para tornar o local seguro e adequado

Iluminação para escadas: dicas para tornar o local seguro e adequado


Um dos locais mais difíceis e importantes de se iluminar é a escada. Afinal, existem vários fatores que devem ser considerados para elaborar um plano de iluminação eficiente no local e jamais ofuscar a visão do usuário para evitar possíveis acidentes.

No post de hoje, você vai entender como realizar uma iluminação para escada adequada, inclusive utilizar algumas peças que podem transformar o local de passagem.

Acompanhe a leitura até o final!

Em qual luminária para escada investir?

O tipo de luminária mais adequada vai depender muito de como é sua escada e de como é a decoração do local. Além disso, é muito importante aproveitar a luz natural que vem das áreas ao redor, como de uma janela, por exemplo.

Existem várias formas de iluminar as escadas, como com os spots, arandelas e fitas LED, que são muito versáteis, assim a instalação das mesmas pode ser feita no corrimão, entre os degraus ou nas laterais externas.

Por exemplo, as fitas LED são ótimas opções, pois além de serem mais práticas, elas consomem pouca energia elétrica, o que ajuda na economia de luz e também criam um clima mais intimista e aconchegante. A aplicação das fitas é recomendada para fazer contornos, como embaixo do corrimão, nos vãos ou nas laterais dos degraus e outros locais que você desejar.

Já os spots, além de valorizar a sua escada, tornam o caminho muito mais seguro. Eles são mais usados no teto, ou seja, podem ser instalados nas partes mais altas das paredes (para uma iluminação de cima para baixo) quanto perto dos degraus.

Além disso, os spots podem dar mais destaque a pontos específicos do trajeto, como quadros ou outros tipos de decorações existentes na escada. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade de spots e deixar o ambiente muito pesado e com a iluminação forte demais, isso pode até prejudicar a visão da escada.

Você também pode apostar num conjunto de pendentes em diferentes formatos para iluminar e valorizar a sua escada. Inclusive, essa é uma ótima alternativa para residências onde o pé-direito foi alongado para dar espaço à escada.

Os pendentes ou lustres dão, além de serem extremamente funcionais, dão aquele toque especial ao local, proporcionando um projeto bem decorado e bem aproveitado. Portanto, se você quer uma escada sofisticada, adquira os pendentes e lustres certos com a Lustres Gênesis.

Fique abaixo com uma pequena galeria de fotos com diferentes tipos de luminárias para você se inspirar e fazer a iluminação correta da sua escada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post