Iluminação zenital: saiba o que é e conheça ideias incríveis para se inspirar

A iluminação zenital é sem dúvida um grande destaque nas construções. Ela parte do princípio do próprio significado da palavra “Zênite” – que significa “topo” em algumas traduções.

Sendo assim, essa técnica possui variações de acordo com sua instalação, mas tem como principal objetivo aproveitar ao máximo a claridade natural. Acompanhe nosso post e entenda melhor sobre a iluminação zenital e se inspire com alguns projetos incríveis que selecionamentos. Boa leitura!

O que é iluminação zenital?

A iluminação zenital é uma ótima forma de valorizar os ambientes e aproveitar a luz natural por meio de aberturas em um imóvel. Por mais que não encontremos esse tipo de conceito nas casas hoje em dia, saiba que essa é uma tendência bastante comum em imóveis que seguem uma decoração minimalista.

Isso porque a iluminação zenital proporciona mais praticidade, sofisticação e elegância ao ambiente, sem deixar de garantir conforto e aconchego. Para você ter ideia, a iluminação zenital é muito comum em shoppings, museus e lojas.

Vantagens da iluminação zenital

Investir na iluminação zenital traz muitas vantagens, como mais vida, já que a luz solar garante mais alegria e energia ao imóvel. Mas veja a seguir alguns dos principais benefícios da tendência:

  • economia de energia elétrica;
  • luz e ventilação natural;
  • decoração favorecida;
  • estilo particular e acolhedor;
  • praticidade e versatilidade.

Tipos mais comuns de iluminação zenital

  1. Claraboia

A claraboia é o modelo mais comum entre os projetos de iluminação zenital. Ela possui aberturas planas, normalmente com estruturas metálicas e feitas de vidro laminado. Para se ter ideia, as claraboias são capazes de iluminar até oito vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho. Vale a pena, não é mesmo?

  1. Claraboia Tubular

A claraboia tubular possui as mesmas características da claraboia que citamos acima. A única diferença é que a estrutura possui abaixo da superfície translúcida, em forma de tubo.

  1. Cúpula

Também chamado de domo, as cúpulas são bastante utilizadas em ambientes comerciais. Para que elas possam proporcionar uma iluminação eficiente, sem causar nenhum tipo de desconforto, precisam ser bem dimensionadas e posicionadas.

  1. Lanternin

Os lanternins são mais utilizados em ambientes industriais, isso porque é necessário ter um espaço com um pé direito consideravelmente alto para a instalação. Além de assegurar uma iluminação forte, o lanternin melhora a ventilação do ambiente, pois promove a ventilação cruzada vertical.

  1. Átrio

Os átrios, mais encontrados em shopping centers e outros estabelecimentos comerciais, são estruturas em formato triangular, que permitem a entrada da luz solar e realizam uma distribuição uniforme da mesma nos ambientes.

Quer mais dicas de iluminação para sua casa ou apartamento? Não deixe de acompanhar o blog da Lustres Gênesis, que está repleto de informações importantes e inovadoras sobre como iluminar e decorar todos os ambientes. Por exemplo, temos uma linha exclusiva com modelos de luminárias para uma iluminação zenital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima