Limpeza de lustres: como manter seu lustre limpo e com boa aparência

Sabemos que os lustres são perfeitos para qualquer ambiente, não é mesmo?

Mas quando o assunto é limpeza, é necessário ficar atento a alguns cuidados especiais para deixar as peças sempre limpas e claras, mantendo a estética e garantindo a durabilidade dos materiais por mais tempo.

A limpeza dos lustres deve ser feita regularmente e não apenas uma vez por ano, como se costuma fazer, apenas no final de ano.

Pensando nisso, confira o passo a passo sobre como limpar os lustres de forma correta. Confira!

 Primeiros passos

Antes de começar a limpeza, a primeira coisa a ser feita é manter a segurança do procedimento.

Para isso, desligue o lustre da tomada para que não haja contato com a corrente elétrica. Caso não haja tomada, o ideal é desligar a chave geral de energia da casa, para que não haja riscos de acidentes ou choques durante a limpeza, por exemplo.

Depois, forre o chão com cobertores ou edredons para que, caso haja queda, não danifique os cristais.

Para a limpeza, será necessário ter uma escada para conseguir alcançar todas as partes do lustre. É importante escolher um horário do dia com luz natural boa para realizar o procedimento, já que a luz elétrica estará desligada.

Depois de feito tudo isso, pegue um pedaço de tecido absorvente ou papel absorvente (em grande quantidade) e coloque em cada uma das entradas das lâmpadas.

Para que, durante a limpeza, nenhum produto entre em contato com o soquete das lâmpadas, colocando em risco o bom funcionamento das luminárias.

Produtos

Não são todos os produtos que são indicados para limpar lustres e luminárias. Então, procure produtos simples, de preferência a base de água, ou seja, de composições neutras, como limpa vidros.

Evite qualquer produto que seja abrasivo ou tenha substâncias agressivas na composição, pois podem escurecer o lustre. Nas casas especializadas em produtos para limpeza é possível encontrar soluções próprias para este trabalho, em spray.

Se preferir fazer a desinstalação dos cristais é necessário retirar todos os cristais e fazer a limpeza isolada em algum recipiente. Nesse caso, o ideal é fazer uma mistura de detergente neutro com água morna.

Limpeza

A primeira coisa a se fazer é, com um espanador ou pano limpo, seco e macio, retirar toda a primeira sujeira que está instalada na luminária.

Depois de retirada toda a sujeira mais grossa do produto, deve-se borrifar a solução em um pano e fazer a limpeza cristal por cristal. E, depois disso, passar um pano seco (não deixe escorrer água, pois pode manchar ou enferrujar as peças). Não use esponjas, pois podem arranhar o cristal.

As estruturas dos lustres são mais comuns em inox ou algum outro tipo de metal. Para realizar a limpeza dessa parte, utilize apenas um pano seco ou algum produto próprio para o tipo de material.

A parte de arames pedem produtos específicos, pois não devem molhar.

Após a limpeza deixe secar e, caso tenha ficado alguma partícula, passe um pano seco pela superfície, para finalizar.

A frequência ideal de limpeza, para deixar seus lustres de cristal sempre limpos e impecáveis, é uma vez ao mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *