Luminária de teto: saiba em qual tipo de ambiente usar

A iluminação é parte fundamental no projeto de qualquer casa. A luz certa é capaz de trazer aquela sensação de bem-estar, além de valorizar o ambiente, deixando os espaços muito mais bonitos e aconchegantes.

Porém, para conquistar um bom resultado é preciso estar atento a alguns detalhes, como o layout do cômodo e também os tipos de lâmpadas que devem ser usados.

Pensando nisso, hoje vamos falar somente sobre luminárias, mais especificamente sobre luminárias de teto.

As luminárias de teto são as mais comuns e utilizadas. Os motivos para isso incluem preço, facilidade de instalação e praticidade.

Mas nem todas as luminárias de teto são iguais, existem diferentes modelos e cada um deles se aplica a uma situação específica. E é isso que vamos conhecer agora!

Boa leitura!

O que são as luminárias de teto?

As luminárias de teto, como o próprio nome já diz, são aquelas instaladas no teto de um ambiente e que servem não apenas para iluminar o cômodo, mas também como um importante componente estético.

As luminárias de teto são bastante usadas em prédios comerciais, sejam eles do setor de hotéis, hospitais, universidades ou outros.

Além do efeito prático de deixar o local aconchegante por causa da luz, elas são itens que não apenas chamam a atenção pela beleza, mas também valorizam e dão vida para todo o ambiente.

Existem vários tipos de luminárias de teto. Vamos conhecer os principais:

 Luminárias de teto Pendentes

Existem diversos tipos e estilos de luminárias pendentes (moderno, industrial, retrô, rústico, entre outros).

Elas são parecidas com os lustres, pois são penduradas por fios ou cabos elétricos.

A maior funcionalidade dos pendentes é que eles podem criar focos de luz no ambiente e, quanto mais baixos forem instalados, mais direcionados estarão. Portanto, esse tipo de luminária acaba sendo uma ótima solução para reforçar a iluminação.

Você pode usar luminárias pendentes sobre a bancada da cozinha para facilitar a preparação das refeições, sobre a mesa de jantar ou nas laterais da cama, sobre os criados mudos, para reforçar a luz para uma leitura, por exemplo.

Luminárias embutidas

As luminárias embutidas costumam ser inseridas no forro, por isso elas podem nem aparecer, sendo uma opção de luminária bastante minimalista, que não atrapalha a decoração do ambiente.

O que realmente chama atenção é a luz que ela emite. Algumas podem ficar expostas no teto, mas são sempre pequenas e discretas, mesmo que sejam muitas.

Sendo assim, elas são perfeitas para banheiros, salas de estar e quartos.

Plafon

Os plafons são instalados de forma embutida ou sobreposta ao forro e irradiam uma luz indireta, que acaba sendo mais agradável aos olhos.

Os plafons são um tipo muito específico de luminária de teto. Eles se caracterizam por direcionar a foco de luz da lâmpada para cima.

A luz, então, bate no teto e se espalha de maneira difusa pelo restante do ambiente. Para conseguir esse efeito, os plafons usam alguma superfície difusa imediatamente abaixo da lâmpada.

Esse tipo de luminária que pode ser aplicado em qualquer ambiente: na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro ou até em ambientes externos.

Além de garantir uma aparência clean e moderna, eles são muito econômicos e possuem longa durabilidade.

Lustres

O lustre é um tipo de luminária bastante chamativa, muitas vezes usada como uma peça de luxo para complementar a decoração dos cômodos.

Ele pode ter diversos formatos e estilos, desde os mais clássicos até os mais modernos, e costuma ser utilizado em ambientes amplos como hall de entrada e sala de jantar.

Portanto, para não pesar, opte por colocar o lustre em locais com cores mais sóbrias e adornos escassos e mais geométricos, o que proporciona mais harmonia.

Quais as vantagens da luminária de teto?

As luminárias de teto são as mais pedidas em um projeto de decoração devido aos seus inúmeros benefícios. Confira agora os principais:

  •         Bom preço se comparada às demais peças;
  •         São peças práticas;
  •         Excelente iluminação do ambiente;
  •         São fáceis de instalar;
  •         Várias opções de modelos e cores;
  •         Podem ser usadas em qualquer estilo de decoração;
  •         É perfeito para destacar o ambiente.

Dicas de como escolher luminária de teto

Luminária de teto para cozinha

As luminárias de teto agregam charme e sofisticação para as cozinhas, além de serem muito importantes para reforçar a iluminação do ambiente.

Uma dica para a cozinha é usar o plafon para distribuir luz por todo o ambiente.

Você ainda pode optar pelas luminárias de embutir na cozinha. Elas são modernas e discretas, além de ter boa durabilidade e resistência. É preciso sempre priorizar, nesse ambiente, uma iluminação uniforme para evitar o cansaço da visão.

Luminária de teto para a sala de jantar

As luminárias de teto para sala de jantar garantem maior conforto e aconchego, porém também dão um toque especial na decoração e ainda deixam o ambiente mais luxuoso.

Para isso, você pode apostar em lustres, pendentes ou spots. Lembrando que a escolha das lâmpadas é fundamental para a eficácia das luminárias da sala de jantar.

É importante saber que as lâmpadas brancas são indicadas para escritórios e espaços de leitura, enquanto as lâmpadas amarelas dão um ar mais calmo e aconchegante ao ambiente.

Além disso, o lustre sobre a mesa não deve atrapalhar as pessoas que estiverem sentadas, o indicado é deixar o pendente de 70 centímetros a um metro de distância da mesa.

Luminária de teto para quarto

Para o quarto, você pode investir numa luminária de teto pendente em cima da cama ou em cima da mesinha ao lado.

Ao escolher um pendente, pense no comprimento do fio para não atrapalhar a circulação do local em que será instalado. Uma boa distância entre a cabeceira e a ponta do lustre é entre 30 cm a 50 cm.

Você ainda pode colocar uma luminária no closet. A mais indicada é aquela que gera luz difusa, ou seja, capaz de iluminar todo o ambiente.

Sendo assim, as mais indicadas são os pendentes, lustres e plafons de lâmpadas amarelas ou brancas que mais se aproximam da luz natural e não interferem nas cores.

Luminária para banheiro

No banheiro, o ideal é que a luz seja uniforme e suave, sem produzir sombras.

Sendo assim, você pode usar o plafon, que irradia a luz para o teto e a reflete em todo o ambiente.

Os spots não são muito indicados, a não ser que sejam para criar um ponto de luz para que as mulheres possam se maquiar ou os homens fazer a barba.

Seguindo essas dicas, fica fácil usar os diferentes tipos de luminária na sua casa e criar uma iluminação incrível para cada um dos seus cômodos. Agora é com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *