Blog Lustres Gênesis Blog Lustre para apartamentos: como escolher o ideal

Lustre para apartamentos: como escolher o ideal


Embora o lustre se enquadre melhor em ambientes grandes e/ou com pé-direito alto, ele pode sim ser utilizado em salas pequenas, sejam elas de estar, jantar ou TV, como é o caso da maioria dos apartamentos.

Neste caso, o lustre deve se apresentar em modelos menores que fiquem bem dimensionados no espaço existente e também em modelos mais discretos, o que pode significar modelos mais rentes ao teto.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a escolher o lustre ideal para o seu apartamento. Confira!

Como iluminar adequadamente a sala do apartamento

Quanto a planejar uma sala de estar de apartamento, recomenda-se fazer uma distribuição de pontos de luz para o setor do living e outro para o do jantar. No primeiro ponto, a iluminação deve ser suave e mista.

Diversas luminárias podem ser espalhadas delimitando o local e, ao mesmo tempo, diversificando as opções de layout.

Já na área de refeições a iluminação precisa ser direta, bem acima da mesa.

Atualmente, os ambientes pequenos estão se tornando cada vez mais comuns, o que obriga a decoração a se adaptar a essa realidade. É preciso escolher itens que fiquem mais proporcionais ao ambiente, como o lustre para uma sala de apartamento.

Os modelos pequenos e mais rentes ao teto são os mais indicados para a sala de estar pequena, onde provavelmente serão dispostos no centro do espaço ou sobre o sofá.

Eles podem ser colocados ainda em uma lateral do ambiente, onde podem ser um pouco mais compridas.

Em qualquer ambiente do apartamento, é preciso pensar primeiro na arrumação dele e no que se quer iluminar. Se o ambiente for muito reduzido, o uso de lustre é desaconselhado: é melhor preferir plafons ou embutidos, que garantem a iluminação geral sem muito exagero.

Se a opção for mesmo um modelo de lustre, ele pode ser usado acima de uma mesa lateral, por exemplo, já que ele ilumina apenas o seu foco.  Mas o melhor uso para o lustre é acima de uma mesa de jantar!

Sugestões de lustres para apartamentos

É possível encontrar muitos modelos diferentes de luminárias. Então, cabe ao projetista escolher o que for mais adequado ao projeto!

Modelos simples

Os modelos mais simples de lustre são perfeitos para não pesar no ambiente pequeno, além de amenizarem uma decoração com muitos detalhes.

Além dos lustres simples, outros tipos de luminária que vão bem em pequenas salas são os plafons, que podem ser de embutir (instalado rente ao teto) ou de embutir, e os pendentes, que podem se reduzir a um único fio em ambientes pequenos com mesas menores.

Modelos de luxo

Os modelos de lustre mais sofisticados também podem complementar a decoração de uma sala pequena, desde que o estilo da sala seja mais limpo e discreto.

Nesse caso, valem os lustres de cristal. Com um lustre de tamanho condizente com as dimensões da sala, a decoração fica equilibrada e o ambiente sofisticado e elegante.

Modelos modernos

Para os estilos mais modernos, escolha um lustre com um design diferenciado, como os aramados, metálicos e direcionáveis, que ficam perfeitos na decoração de salas pequenas e simples, como de apartamentos.

Modelos provençais

Uma variação do lustre clássico é o modelo provençal, que costuma ser de ferro branco e ter pequenas cúpulas e elementos que simulam velas, além de detalhes minuciosos e delicados.

Este modelo também é um lustre ideal para uma sala de apartamento mais clássico.

Modelos rústicos

Ao contrário do que muita gente pensa, o estilo rústico pode estar em apartamentos nos centros urbanos e não somente em casas de campo e fazendas. Ou seja, vale a pena investir!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post