O banheiro, apesar de ser um ambiente pequeno, necessita de uma iluminação bem elaborada. Afinal, é um local onde são executadas diversas tarefas e algumas necessitam de acuidade visual.
Quando você pensa em decorar seu banheiro, a iluminação é um ponto que merece a sua atenção.
Mas hoje existe uma infinidade de opções de iluminação de banheiro com diferentes designs que compõem a decoração como um todo. Seja de vidro, cristal brilhante ou acrílico, sua estética pode ajudar na composição final do ambiente.
Para ter um banheiro confortável, aconchegante e funcional é preciso pensar no espaço existente, na luz natural que incide sobre o local, nos modelos de lustres disponíveis no mercado e na cor da luz.
Para te ajudar na escolha do melhor modelo, separamos as melhores ideias para o seu banheiro. Confira!
Plafon no banheiro
Quando não se tem forro de gesso, o plafon é uma excelente luminária para luz principal de banheiro, já que fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e eficiente.
A luz é refletida de forma suave e permite uma iluminação mais confortável, elegante e menos agressiva ao ambiente.
O plafon fica preso ao teto e não desce como um pendente, o que também dá uma sensação de harmonia e leveza ao cômodo.
Portanto, utilize plafons como iluminação geral no banheiro. Há ainda a possibilidade de escolher entre plafon de sobrepor e plafon de cristal.
Uma observação a se fazer é que peças cromadas oxidam normalmente ao longo do tempo, e o vapor do banho pode acelerar esse processo. Já no caso de lavabo não existe esse problema.
Lustres no banheiro
Se você deseja elegância e sofisticação para o seu banheiro, um belo lustre de cristal das Lustres Gênesis é a melhor opção.
Os lustres garantem uma iluminação suave, uniforme e confortável por todo o ambiente, podendo também ser colocados como artigos de decoração.
Se o seu banheiro ou lavabo é amplo, que tal aderir à sofisticação e imponência de um lustre de cristal ou acrílico? Veja as ideias abaixo:
Arandelas e pendentes no banheiro
As arandelas e pendentes são tipos de luminárias que se adequam a qualquer ambiente.
Elegantes e tradicionais, as arandelas podem posicionadas em ambos os lados do espelho do banheiro, com dimensionamento entre 35 a 40 centímetros de distância, assim proporcionam uma luz indireta, uniforme e menos cansativa ao local.
Já os pendentes funcionam muito bem como ponto focal, já que a luz geral do teto cria sombras no rosto, e acabam apenas por clarear superficialmente o ambiente como um todo.
Você pode posicioná-los na sua bancada ou em espaços que você queira dar algum destaque, como em cima de plantas ou itens de decoração.
Uma dica é trabalhar com no mínimo dois pontos de luz um de cada lado. Não projete a luz por cima, pois isso cria “marcas” na face, como sombreamento na cavidade dos olhos.
É importante também ficar atento à tonalidade da cor da lâmpada, que faz toda a diferença no resultado final.
Leia: Entenda a diferença entre luz quente e luz fria e crie a iluminação perfeita!
Regras essenciais para um bom projeto de iluminação para banheiro
- O posicionamento das luminárias deve ser pensado de acordo com a composição, layout do ambiente e a funcionalidade do local;
- Considere que as cores das paredes podem modificar a iluminação desejada. Paredes com tonalidade mais escura absorvem mais a luz, então utilize lâmpadas com maior intensidade de luz;
- Deixe a área da bancada da pia bem iluminada;
- A temperatura da cor da lâmpada também deve ser levada em consideração, visto que pode haver modificações indesejadas nas cores, principalmente no caso de maquiagem. A indicação de temperatura de cor é entre 3.000K e 4.000K e o índice de reprodução de cor deve ser superior a 80%. O nível de iluminância médio pode ser de 200 lux no banheiro e a luz localizada na bancada deve ser de 500 lux. Para lavabo, pode-se “flexibilizar” essas recomendações.
Gostou? Que tal fazer um bom projeto de iluminação para os outros cômodos da casa?