Blog Lustres Gênesis Blog O que é plafon e como usar na decoração do seu ambiente?

O que é plafon e como usar na decoração do seu ambiente?


Entre as opções de luminárias disponíveis no mercado, os plafons têm uma enorme aceitação por parte dos consumidores. Mas você sabe o que é plafon?

Neste post, traremos um guia aprofundado para você escolher o plafon ideal e aprender a usar na sua casa. Continue conosco e se inspire nos modelos!

O que é plafon?

O plafon é uma luminária ideal para ambientes com pé direito muito baixo, pois ficam acopladas ao teto, ajudando a criar uma sensação de espaço.

Plafond, no francês, significa “teto”. Em termos mais técnicos na arquitetura e pintura, o “plafond” se refere à técnica usada para oferecer uma sensação de algo plano, central e radiante nos tetos, que foi muito comum durante o Renascimento.

Ou seja, o plafon é um tipo de luminária versátil, capaz de fornecer iluminação direta, indireta ou a combinação de ambas.

Os plafons são altamente eficientes para iluminar com qualidade, especialmente quando contam com fechamento translúcido, que uniformiza a luz emitida pelas lâmpadas.

Quais são os tipos de plafon?

Os plafons estão disponíveis em uma variedade enorme de designs, materiais e estruturas, oferecendo opções para os mais diferentes tipos de ambientes:

Plafons de sobrepor

Os plafons de sobrepor são peças mais grossas, com cerca de 4,5 centímetros, e mantém uma elevação tridimensional que ultrapassa a linha do teto.

Por ficarem com a estrutura mais exposta, são ótimas opções decorativas para quartos e salas de estar e não é raro que sejam utilizados nas paredes, também, em decorações mais orientais.

Plafons de embutir

Já os plafons de embutir são os favoritos em projetos com tetos rebaixados.

Os plafons embutidos são mais modestos e se integram de forma mais neutra à decoração, o que favorece seu uso em cozinhas, lavanderias, banheiros e ambientes de estudo ou trabalho.

Eles ficam encaixados por presilhas em tetos de fundo falso, como gesso ou madeira, causando a sensação de profundidade no ambiente. Por ser extremamente fino, geralmente com apenas 1 centímetro de espessura, o plafon de embutir fica bem rente ao teto, sem que interfira na estética do cômodo.

Principais formatos dos plafons

  •         Os plafons quadrados oferecem um foco mais breve e central de luz, o que favorece espaços menores ou que requerem mais intensidade na iluminação.
  •         Os plafons retangulares, pelo contrário, oferecem uma difusão maior da luz, sendo ideais para aplicação em espaços mais compridos e estreitos, que precisam de um foco maior.
  •         Já os plafons redondos são opções mistas, que têm um foco mais amplo de luz e que, por serem mais arrojados, podem ser aplicados em áreas menos centrais dos ambientes, como cantinhos de leitura.

Quanto ao modelo dos plafons, o uso de madeiras em tons mais rústicos é um dos favoritos. É comum também que as madeiras sejam tratadas para oferecer tons diferentes, nacarados ou mais terrosos.

Porém, para estilos mais arrojados e modernos, diversos materiais sintéticos são empregados na produção dos plafons, oferecendo formas e cores únicas. É até possível encontrar plafons com cristais!

Já para estilos mais industriais, aposte em plafons em alumínio e inox, que conferem ótimos acabamentos no acoplamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post