Blog Lustres Gênesis Blog O que uma iluminação “afinada” traz para o ambiente

O que uma iluminação “afinada” traz para o ambiente

O que uma iluminação “afinada” traz para o ambiente

Todo bom projeto de iluminação conta com um profissional adequado para que toda a estrutura fique impecável e em conjunto direto com as outras partes da obra. Ou seja, toda a fiação que é passada pela casa e projetada pelo engenheiro deve estar de acordo com os pontos de luz melhor localizados do ambiente. Pensando nisso, separamos um conteúdo imperdível sobre a chamada “afinada” da iluminação de uma residência.

Boa leitura!

O que é dar uma “afinada” em iluminação?

Após todo o trabalho de cálculos tanto para saber o número de lumens necessários e lâmpadas para cada cômodo quanto sua disposição ao longo espaço. Como com o investimento que será gasto, faz todas as compras necessárias com a aprovação do cliente.

Em geral, é feita toda a disposição dos móveis e as angulações adequadas para que quando o profissional de iluminação chegar ele apenas finalize o trabalho. E, assim, deixe um brilho diferenciado na obra.

O profissional que está habituado com esse tipo de tarefa irá fazer os ajustes finais, ou seja, mexer em todas as angulações das lâmpadas, seja de LED, spots ou mesmo as de iluminação regulável.

Isso serve justamente para a entrega final, depois que todos os móveis já estão devidamente dispostos em todos os cômodos. Com tudo limpo e organizado, o profissional irá até a casa do contratante e faz a “afinação”, destaca todos os pontos necessários do cômodo com a iluminação.

Quando o dono for receber a casa, tudo estará em o seu melhor! Muitos casos acontecem de os profissionais não finalizarem e o próprio investidor ficar desapontado com o resultado final, já que não conseguiu ver todo o potencial que uma boa iluminação pode causar em um ambiente.

Mas, afinal, o que ela proporciona?

Esse tipo de técnica é estudada para que todo o ambiente disponibilize para a visão 100 por cento de seu potencial. Assim como, em uma maquiagem, o iluminador condiciona o brilho necessário para que possa ver os destaques certos do rosto. Com todas as sombras e focos certos.

N iluminação é o mesmo princípio! Quando isso não é realizado da forma correta, muitas sombras desnecessárias podem estar aparentes, assim como, as colorações podem acabar se alterando.

Exemplificando quando temos uma casa em que as cortinas são de um tom mais forte como terracota ou mesmo as almofadas, uma iluminação que acaba se focando diretamente nesse local pode mudar a coloração de toda a sala. Então, é preciso ficar atento a esses detalhes.

E ambientes que na teoria teriam uma iluminação perfeita para a realização das tarefas, sem a afinação acaba por ficarem desajustados e errados.

Procure sempre priorizar que um especialista cuide de todo o seu projeto luminotécnico para que tenha o melhor para sua residência. Para conhecer mais informações sobre esse mundo continue acompanhando o blog da Lustres Gênesis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post