Blog Lustres Gênesis Blog Pendentes e lustres: qual a diferença e como utilizá-los?

Pendentes e lustres: qual a diferença e como utilizá-los?


Entre as opções de luminárias disponíveis, encontramos os lustres e os pendentes. Cada um possui suas especificidades e se adequa melhor em diferentes ambientes.  Você sabe diferenciá-los?

No post de hoje, você vai entender qual é a diferença entre os lustres e os pendentes, bem como aprender em quais situações deve instalá-los. Acompanhe a leitura até o final! Separamos algumas inspirações incríveis para seus espaços!

Lustre ou pendente: qual a diferença?

Os lustres possuem várias ramificações ou braços para diversas lâmpadas, o que faz com que eles sejam maiores que os pendentes. Além disso, os lustres fornecem uma iluminação mais geral, enquanto os pendentes proporcionam uma iluminação focada.

Já os pendentes são luminárias que ficam suspensas por um fio longo, portanto, ficam mais próximas do ponto a ser iluminado do que os lustres.

Onde usar os lustres?

Os lustres são indicados para lugares amplos, para que possam funcionar como um ponto de destaque para o ambiente. Afinal, os lustres garantem uma iluminação ampla e confortável, atuando também como um elemento decorativo.

Além disso, normalmente os lustres são itens com muitos detalhes e volumosos devido às suas muitas ramificações. Sendo assim, fique atento ao tamanho do mesmo com o tamanho do espaço, para não ficar muito desproporcional ou carregar o ambiente visualmente. Eles devem ser usados, de preferência, em halls de entrada, salas de jantar ou de estar.

Atualmente, você pode encontrar lustres nas mais variadas formas, produzidos com materiais valiosos, como peças antigas de metais pesados ou cristais raros até formatos de vidro e acrílicos mais simples, que também não deixam de proporcionar um ótimo efeito.

Onde usar os pendentes?

Os pendentes são luminárias consideradas como decorativas. Você pode encontrar pendentes em diversas cores e texturas, e sua versatilidade garante a decoração de espaços que vão desde as mais rústicas, despojadas e neutras até as mais coloridas, modernas ou sofisticadas.

Os pendentes podem ser utilizados em praticamente todos os cantos da casa, tanto em áreas internas ou externas. Como os pendentes oferecem uma iluminação focada, podem ser instalados em:

  • Bancadas;
  • Mesas de refeição;
  • Mezaninos;
  • Laterais de cama;
  • Bancadas.

Antes de escolher entre os lustres ou pendentes para sua casa, não se esqueça de levar em consideração as características do ambiente que receberá a iluminação, como tamanho, iluminação natural e intensidade de luz necessária. Por exemplo, a iluminação de uma cozinha precisa ser mais intensa, para que você possa preparar as refeições de forma eficiente e enxergar todos os alimentos que estão sendo trabalhados.

Já na sala de estar, o recomendado é investir em uma iluminação mais agradável e aconchegante, para que você possa ter um momento de relaxamento e descanso melhor. Ou seja, você deve adequar as fontes de luz com as possíveis atividades que são realizadas no local, como leitura, assistir televisão, trocar de roupa, fazer uma maquiagem, entre muitas outras coisas.

 

Assim ficará muito mais fácil optar por um modelo de luminária ideal. E, não se preocupe! A Lustres Gênesis possui lustres para cada cantinho da sua residência, não deixe de conferir! Temos lustres incríveis para sua sala de jantar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post