Blog Lustres Gênesis Blog Qual é o tipo de iluminação ideal para se maquiar?

Qual é o tipo de iluminação ideal para se maquiar?


Você já se deparou com a situação de acreditar que fez a melhor maquiagem na frente do espelho, só para sair na rua e perceber que cometeu exageros? Pois é, isso mostra o quanto a iluminação faz toda a diferença!

Se maquiar é uma arte e para que essa arte se mantenha fiel é necessário se usar a iluminação correta. Afinal, maquiagem e luz fraca não combinam!

Se você está planejando montar um cantinho de maquiagem na sua casa, precisa, antes de tudo, levar em consideração o local e garantir lâmpadas ou luminárias que não alterem a coloração dos produtos na sua pele. Vamos entender melhor!

Local da maquiagem

Muitas mulheres utilizam o banheiro para se maquiar, mas é importante observar que esse não é um dos locais mais adequados para isso.

Isso porque além de ter mais umidade, o que pode estragar os seus produtos, se maquiar após o banho se torna uma tarefa praticamente impossível, por conta de todo o vapor que se acumula lá dentro e que por consequência acaba embaçando o espelho.

O ideal é fazer a maquiagem em um local bastante arejado e com uma janela que permita a entrada da luz natural, o que deixa o efeito da make mais fiel.

Mas lembre-se de nunca colocar no lado oposto de onde a janela se localiza, pois dessa forma a luz da janela será refletida no espelho e assim poderá ofuscar e atrapalhar a visualização do seu rosto.

Como nem sempre é possível contar com a incidência natural da luz, escolher lâmpadas halógenas – um tipo de lâmpada incandescente que traz luz com brilho natural – pode ser a melhor opção.

Posição das lâmpadas

Para se maquiar o recomendado é se criar o efeito camarim.

A iluminação de camarim consiste em criar dois pontos de luz nas laterais do espelho, dessa forma, a luz irá incidir nos dois lados do rosto de forma harmônica, deixando assim o rosto iluminado por completo. Para se criar esse efeito você pode utilizar pendentes ou arandelas com vidro opaco ou translúcido.

Outra dica é iluminar a parte de trás do espelho, pois assim a luz irá incidir na parede e refletir de forma difusa em você.

Como nem sempre a luz natural é a luz ideal para a maquiagem, pois em várias ocasiões a maquiagem será utilizada a noite, o uso da luz artificial se faz necessário, e é aqui em que a correta especificação de luminárias e lâmpadas se torna imprescindível.

As lâmpadas halógenas, principalmente as incandescentes, são as lâmpadas que melhor reproduzem as cores, pois possuem um IRC (índice de reprodução de cor) bem próximo a 100 %, porém estas lâmpadas emitem um calor muitas vezes excessivo, e que provavelmente fará a pessoa suar e prejudicar a maquiagem.

Sendo assim, o recomendado é usar lâmpadas fluorescentes brancas e compactas, que abrangem uma área maior, e dão a sensação de maior iluminação e eficiência.

Porém estas lâmpadas são as menos indicadas, uma vez que deixam as cores mais pálidas e isso pode fazer com que a pessoa pese na maquiagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post