Blog Lustres Gênesis Blog Tela tensionada: Conheça todas as possibilidades

Tela tensionada: Conheça todas as possibilidades

Tela tensionada - Conheça todas as possibilidades

Existem diversos estilos de iluminação para decorar a sua residência. Ao longo dos anos se tornou mais comum os designers trazer mais inovação e modernidade para dentro das casas, mesclando estilos de movimentos com todo tipo de luminária.

Com isso em mente, conheça a tela tensionada para iluminação, nem todos conhecem esse tipo de luminária tendo até mesmo algumas ressalvas quanto ao produto. Entretanto, neste post de hoje você vai tirar todas as suas dúvidas e descobrir as possibilidades de como utilizar essa tela de modo a trazer praticidade e sofisticação ao ambiente.

Acompanhe o artigo até o fim!

O que é uma Tela Tensionada?

Um recurso muito utilizado para fins comerciais, mas que também pode proporcionar algo novo para sua sala de estar. Essa é a tela tencionada que proporciona uma iluminação suave e ao mesmo tempo expansiva, ou seja, ilumina todo o ambiente sem ser algo intenso.

Mas afinal, o que é uma tela tensionada? Nada mais é do que uma estrutura metálica, ou perfil de alumínio que sustenta uma tela de tecido.  Em geral, esse tecido é feito de poliéster para trazer elasticidade à peça. Já nos cantos é usado um silicone mais reforçado para trazer resistência na fixação do perfil de alumínio.

Possui diversos formatos, já que pode ser moldado e depende exclusivamente de como a estrutura de alumínio está. Algo que essa iluminação proporciona é trazer o efeito de luz natural para o ambiente fechado.

Como funciona a sua aplicação?

Sua aplicação pode ser feita em diversos locais e com muitas funcionalidades, afinal, pode ser visto como um painel luminoso. Podendo assim ser fixado com várias estruturas no teto ou nas paredes.

Como dito acima, a estrutura em si é feita de alumínio, silicone e tecido. Sendo assim, após a escolha de local a montagem é feita da seguinte maneira:

Primeiramente, o perfil de alumínio tem um vão para encaixar a tela de poliéster, nesse lugar será fixada a parte de silicone que se encontra na barra do tecido. Com o auxílio de um soprador térmico, ou algo que proporcione ar quente, a tela é esticada e se acomoda perfeitamente no metal.

Esse tipo de material pode retornar a sua estrutura original graças a sua memória molecular. Logo após esse procedimento é só aplicar no local que deseja fazer essa iluminação.

Vantagens e desvantagens

Contendo diversas vantagens em seu uso, já que pode ser aplicada com várias formas, tanto retangulares, como triangulares. Deixe assim a sua imaginação guiar o estilo de decoração que quer proporcionar ao ambiente.

A manutenção também é realizado de forma simples, afinal, a tela pode ser solta inteira de modo que, se for necessário fazer a alteração das fitas de LED ou até mesmo do tecido, não há problemas. Possui imensa versatilidade, sendo possível estar embutida ou até mesmo sobreposta.

Esse tipo de iluminação pode ser feito tanto de forma decorativa, com uma luz mais amena, difusa, ou seja, não sendo a luz central do ambiente. Como também pode ser mais forte e está localizada no centro do local. Nesse sentido, tudo depende da fita de LED que estiver colocada na estrutura de alumínio.

Uma das vantagens mais diferenciadas deste tipo de iluminação é que esse tecido contém uma função adicional acústica. E já as fontes de luz que estarão por trás da tela também podem ser escolhidas de diversas formas, tanto na versão fitas de LED como a tubular para você criar a melhor luminosidade.

Como desvantagens temos o seu custo que pode ser um pouco mais elevado que um painel simples de LED. Outro fator seria a necessidade de planejamento, afinal, para aplicar essa iluminação precisa estar o espaço que será ocupado, se será embutido ou não, entre outros pormenores.

Essa iluminação traz muitos benefícios ao seu ambiente, além de criatividade e inovação pode ser aplicada em todos os cômodos da casa. Agora que já conhece mais sobre telas tensionadas modifique o seu espaço para dar mais vida e modernidade a sua casa. Com estilos simples e muita praticidade você pode desfrutar de uma peça de iluminação decorativa ideal para o seu local.

Para mais dicas como esta, continue acompanhando o nosso blog com todas as novidades do mundo da iluminação aqui na Lustres Gênesis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post