Blog Lustres Gênesis Blog Como fazer cálculo de lâmpada ideal para cada ambiente

Como fazer cálculo de lâmpada ideal para cada ambiente

Como fazer cálculo de lâmpada ideal para cada ambiente

Mesmo sendo algo inimaginável quando estamos há procura da lâmpada ideal, não pensamos que para os profissionais de iluminação existe todo um contexto para determinada escolha. Além de um cálculo para condicionar todos os materiais com maestria.

Pensando nisso, separamos para o artigo de hoje o cálculo para que saiba exatamente qual o melhor estilo e tipo de lâmpada para cada ambiente. Saiba agora como calcular o tanto de lâmpadas

Boa leitura!

Como funciona um projeto luminotécnico

Em qualquer projeto luminotécnico é preciso mais do que a simples intuição dos engenheiros e arquitetos sobre a quantidade necessária para se escolher a quantidade de lâmpadas adequadas para cada cômodo.

É preciso definir cada atividade que será exercida em cada local da casa, afinal, é dessa forma que todo o projeto poderá ser criado. A quantidade e temperatura de cor é definida nesse estágio. É preciso o tipo de tarefa que será realizada para que possamos de fato colocar as contas da quantidade de lâmpadas para cada cômodo de forma assertiva.

Um profissional qualificado irá ficar responsável por toda essa tarefa, afinal toda a fiação precisa estar de acordo com a iluminação.

Nível de Luminância

Se desconhece sobre o assunto, a luminância nada mais é do que a medida de intensidade de uma iluminação refletida em um foco de ângulo específico. Essa é também a energia luminosa que é captada pelo olho humano. Já a iluminância é aquela que sai diretamente do ponto de iluminação até o objeto.

Para a realização desse cálculo é preciso ter um conhecimento mais complexo sobre luminância e iluminância. A quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado é conhecida como Lux, já o valor médio varia de acordo com a utilidade do cômodo. E esse é encontrado na norma regulamentadora de iluminação estabelecida pela ABNT.

Como de fato funciona este cálculo

Mesmo com um conhecimento mais básico sobre iluminação, quais as melhores colorações de lâmpadas para cada cômodo. De forma sucinta se desconhece, o ideal para cômodos que buscam um relaxamento visual é utilizar iluminação mais amarelo alaranjada. E para locais em que é necessária uma atenção maior e foco do usuário priorizamos que seja colocada cores branco azuladas.

No entanto, toda essa coloração é medida com kelvin, ou seja, a escala de cores pode ser encontrada de 2700 K até 6000 K para cima. Sendo assim, é preciso saber o tanto de lâmpadas que podem condicionar uma boa iluminação naquele tamanho de cômodo.

Toda a medida depende da NBR 5413, que determina quais lux são adequados para cada ambiente. Para saber a quantidade de iluminância de um local, é preciso multiplicar o valor médio da luz pela área do cômodo.

Se deseja saber se o número de lâmpadas é suficiente para aquele ambiente é só dividir o número de lúmen (capacidade da iluminação de uma lâmpada) de todas e dividir pelo metro quadrado.

Mesmo sendo um ponto fundamental para um projeto luminotécnico é imprescindível que outras variáveis entrem nesse quesito. Como toda a ornamentação do local e a praticidade que deve ser levada até o cliente.

Para conhecer mais sobre esses temas continue acompanhando o blog da Lustre Gênesis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post