Blog Lustres Gênesis Blog Iluminação para sacadas e varandas: como escolher?

Iluminação para sacadas e varandas: como escolher?


As sacadas e varandas são espaços que possuem um clima de aconchego, sendo ambientes ideais para relaxar e passar momentos especiais com a família e amigos.

Daí a importância de elaborar um plano de iluminação funcional e agradável para valorizar sua varanda e deixar sua casa ainda mais charmosa e acolhedora. Acompanhe a leitura e confira nossas sugestões de luminárias.

Vale a pena conferir!

Tipos de iluminação para sacadas e varandas

Arandelas

As arandelas são ótimas opções de luminárias para ambientes externos, pois fornece uma luz indireta e suave, além de serem peças que são um toque a mais na decoração dos ambientes, como varandas, quartos, corredores e banheiros.

Aqui é importante optar por arandelas mais resistentes à chuva e ao tempo. Além disso, instale as mesmas em locais estratégicos da parede de sua varanda para que a claridade foque pontos escolhidos do espaço.

De sobrepor

As luminárias de sobrepor são excelentes para a iluminação geral das varandas e sacadas. Elas podem ser embutidas ou plafons, de vedação decorada ou inteiramente translúcida, mas o importante é que elas realizem a distribuição da luz de modo igual pelo ambiente.

Uma dica aqui é investir em plafons médios ou pequenos para a varanda, já que são espaços menores da casa, assim conseguimos ter uma melhor proporção entre o tamanho das luminárias e do ambiente.

Lustres e pendentes

Os pendentes e lustres também são alternativas para fazer a iluminação das varandas e sacadas. No entanto, utilize apenas lustres e pendentes maiores se a sua varanda contar com sistema de fechamento que proteja de ventos.

Atualmente, existe uma enorme variedade de modelos de lustres e pendentes no mercado, que seguem vários estilos de decoração. Os favoritos do momento são aqueles modelos industriais, que passam uma imagem de modernidade aos ambientes. Portanto, não tenha dúvidas em investir em lustres e pendentes com acabamento metálico, em cores como prata, cobre ou preto fosco.

Spots

Você também pode optar pelos spots embutidos ou em trilhos, que oferecem uma iluminação eficiente e ainda direcionam luz para realçar certas superfícies, como quadros na parede, por exemplo.

Os spots são bastante discretos e podem ser encontrados em diversos modelos: quadrados, redondos, retangulares, com grande variedade de lâmpadas.

Cordões de Luz

Os chamados cordões de luz ou festão são tipos de luminárias mais criativas para criar um espaço mais charmoso e festivo. São ótimos para valorizar suas varandas e sacadas e deixar o seu ambiente com um ar diferente.

Dicas de iluminação para sacadas e varandas

  • Escolha lâmpadas adequadas para sua varanda ou sacada, como as de LED, que são modernas, econômicas e criam um ambiente mais intimista e charmoso.
  • Leve em consideração o estilo da sua casa para criar uma iluminação para sua varanda ou sacada.
  • É importante considerar o tamanho da sua varanda ao criar o projeto de iluminação da mesma. Por exemplo, se ela for muito pequena, o ideal é usar iluminação branca para dar a impressão de amplitude.
  • Estude a escolha das cores antes de elaborar o seu projeto de iluminação. Se o ambiente recebe melhor a luz do sol, invista em tons laranja, verde e azul. Se optar por cores mais escuras e sóbrias, é interessante pintar as paredes de branco para não pesar o ambiente.
  • Se você gosta de uma decoração mais descontraída, aposte em cores vivas e alegres, como amarelo e estampas florais. Se possui um estilo minimalista, adquira luminárias com formas geométricas.
  • Para uma tendência mais rústica, use tons neutros e terrosos. Se você prefere um ambiente mais clean e sofisticado, abuse de cores neutras e suaves.

Visite a loja online da Lustres Gênesis e encontre as melhores luminárias para cada espaço da sua casa. Não perca mais tempo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post